sábado, 2 de junho de 2012

Serviço Social realiza I Seminário em Itaboraí

Cerca de 200 pessoas participaram do I Seminário de Serviço Social da Saúde realizado na terça-feira (29) na Associação Maior Idade, no Centro de Itaboraí. Com o tema “O Papel do Assistente Social e o Processo de Trabalho em Saúde”, o evento discutiu a legitimidade e a garantia de direitos dos cidadãos, além de debater os desafios vinculados às políticas sociais.

Acadêmicos, professores, profissionais da área e o público que vieram de Rio Bonito, São Gonçalo e Niterói interessado no tema participaram do seminário, que foi aberto pelo secretário municipal de Saúde, Cézar Alonso. “É um prazer estar aqui representando o Prefeito Sérgio Soares. Afinal, seria impossível manter um bom sistema de saúde sem contar com o profissionalismo dos assistentes sociais. Torço para que este evento seja o primeiro de muitos para que possamos oferecer uma assistência de qualidade”, disse Cezar Alonso.

Durante o encontro, foi encenada uma peça com atores do Teatro Municipal João Caetano, demonstrando as dificuldades encontradas no dia a dia do serviço social. Em seguida a coordenadora do Departamento de Programas de Saúde da Atenção Básica, Josimar Alves, palestrou sobre o histórico da assistência social em Itaboraí, destacando a chegada da primeira profissional da área no município, Alani Alves, atuando no Hospital Estadual Tavares de Macedo.

A segunda apresentação do dia ficou a cargo de Dolores Vidal, doutoranda em políticas sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e assistente social no Instituto Fernandes Figueira e na Fundação Osvaldo Cruz. Durante sua palestra, ela destacou as particularidades da profissão voltada para a área da saúde.

“O que de novo se coloca na inserção atual do assistente social na área da saúde é o fato de que o desenvolvimento da atividade não é mais mediado pela ideologia da ajuda, mas, sim, pela perspectiva da garantia dos direitos sociais do cidadão”, disse Nilza Queiróz Gobetti, coordenadora do Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares