quinta-feira, 7 de junho de 2012

Prefeitura buscar parceira com Comperj para projeto de mobilidade que implantará aeroporto em Itaboraí

Em busca de recursos financeiros para alavancar, através de Parceria Público-Privada (PPP), o projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de Itaboraí, o chefe de gabinete, José Roberto Salles, se reuniu com o presidente do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), Nilo Vieira, para discutir melhorias no transporte de cargas e passageiros devido ao crescimento constante de toda região do Conleste.

Segundo Salles, futuramente o fluxo de trânsito será tão intenso em Itaboraí quanto é no Rio de Janeiro. “O crescimento urbano do leste fluminense é de cerca de 21% ao ano. Precisamos de um transporte mais ágil para chegar até os municípios. A mobilidade urbana tem grande impacto na economia local e na qualidade de vida das pessoas. Quando problemática, custa caro ao estado e a sociedade, em virtude das perdas que proporciona”, afirmou.

A principal ideia do projeto é a implantação de um aeroporto em Itambi, terceiro distrito de Itaboraí, considerado ponto estratégico para a ligação da cidade com outros municípios e também para o Comperj. Durante a reunião também foi apresentado uma modelagem de Parceira Público-Privada (PPP), mostrando como seriam realizadas estas ligações com instituições bancárias, empresas privadas e públicas.

“Estamos falando de um aeroporto que dê suporte tanto para os passageiros quanto para carga. O Aeroporto Tom Jobim, o Santos Dumont e o de Jacarepaguá trabalham em seu limite. O de Cabo Frio não tem como acompanhar a demanda que irá surgir com o funcionamento do Comperj. Por isso, acredito que Itaboraí seja o melhor local para receber as aeronaves particulares que pousarão no Estado do Rio nos próximos anos”, destacou Salles.

Ainda de acordo com o chefe de gabinete, este projeto já tem apoio do governo estadual, que já incorporaram no plano de desenvolvimento regional, e também dos membros do Conleste. “Nosso objetivo é buscar novas parceiras para que possamos desenvolver estes projetos, que são de grande importância não só para o nosso município como para todo o Estado do Rio. Os aeroportos estão sobre carregados e precisamos buscar uma solução rápida para que não aconteçam problemas durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016,” afirmou.

Para o presidente do Comperj o projeto é totalmente viável e será apresentado para toda diretoria da estatal. “É bem interessante e vamos estudar a viabilidade de sua implantação com nossos parceiros. Melhorar a mobilidade urbana de Itaboraí faz parte do escopo da implantação do Complexo e, junto com a Prefeitura, vamos unir esforços para desenvolver e ajudar a cidade crescer”, disse Nilo Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares