sábado, 16 de junho de 2012

Itaboraí recebe grupo teatral “Timbre de Galo”


O Teatro Municipal João Caetano, em parceria com a subsecretaria de Projetos Especiais da Educação e Cultura, recebeu na manhã desta terça-feira (12) o grupo “Timbre de Galo”, último ganhador na categoria A do Prêmio Miriam Muniz, oferecido anualmente pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Arte (Funarte), para grupos teatrais de destaque no país.
Ao lado dos demais atores, Mara Cavalheiro foi a responsável por passar um pouco de sua experiência aos alunos do projeto “Teatro nas Escolas”, que observavam atentamente as técnicas do renomado grupo gaúcho. Para o diretor do teatro municipal, Sidney Moura, a troca de conhecimentos entre profissionais de diversos locais amplia a cultura e o lado artístico dos alunos. “O teatro não é uniforme. Cada lugar, cada estado, tem uma técnica e é sempre interessante aprender algo para adaptarmos ao nosso estilo”, disse.
No fim da tarde, para demonstrar um pouco de sua arte, o Timbre de Galo apresentou a peça “A Viagem de Um Barquinho”, na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação. Trata-se de um espetáculo infantil produzido dentro dos moldes da cultura gaúcha.
Nesta quarta-feira (13) o grupo apresentou a comédia “O Casamento de Hermelinda”  com entrada franca, na Escola Municipal Antônio Alves Viana, no Apolo II.
Sobre o Timbre de Galo:
Ao longo de nove anos os atores que compõem este grupo participaram de vários espetáculos, festivais e oficinas, rodando mais de um milhão de quilômetros em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
Atingindo um público estimado de 400.000 pessoas, o grupo de artistas que compõem o Timbre de Galo, trabalhou junto no projeto Viramundos no período de 2000 a 2008, quando suas atividades foram suspensas. Dentre os espetáculos que montaram juntos destacam-se: O Ferreiro e a Morte (2000), O Parturião (2002), Timbre de Galo (2004), Fantoches (2005) e Till Eulenspiegel (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares