quinta-feira, 28 de junho de 2012

Itaboraí comemora São João com missa e show



O dia de São João, padroeiro de Itaboraí, foi marcado na cidade pelo tradicional almoço feito em um barracão montado em frente à Igreja Matriz da cidade, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. No cardápio, as principais especiarias eram a chuleta e o galeto, mas também muita comida típica foi vendida durante a festa. Muito fiéis vieram de outros municípios e paróquias para almoçar e prestigiar o santo que tem uma ligação muito particular com a cidade, pois foi ao redor da igreja que Itaboraí se desenvolveu.

À noite, o prefeito Sérgio Soares acompanhou a missa celebrada pelo pároco da igreja em homenagem a São João Batista. Logo depois milhares de fiéis seguiram a tradicional procissão, com a imagem do santo percorrendo a Praça Marechal Floriano Peixoto, apagando a fogueira acesa em frente à igreja. Um show com a banda Anjos de Resgate encerrou a festa.

A devota Maria da Cruz, 69 anos, moradora de Ampliação, vem todo domingo à missa, mas disse que a do dia 24 de junho é sempre especial. “A festa está cada vez mais bonita. Além da procissão, aproveitei para trazer meu marido e comprar uns quitutes”, disse.

A aposentada Suely da Silva, 58 anos, disse que a igreja lembra toda a história de sua vida. Nascida e criada em Itaboraí, ela recorda com orgulho que fez parte do primeiro grupo jovem da igreja. “Meus pais se casaram aqui, eu me batizei aqui, fiz minha primeira comunhão e me crismei e, depois de um tempo, me casei nesta igreja. Praticamente minha vida está aqui. Sou muito grata a São João Batista”, disse.

De sexta a domingo os moradores e fiéis puderam festejar o padroeiro com muitas atividades, shows e barraquinhas. Toda renda arrecadada durante a festa será revertida para as obras que estão realizadas na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares