segunda-feira, 18 de junho de 2012

Itaboraí recebe Subsecretário de Segurança do Estado

"O aumento populacional impacta em 70% na questão de segurança, aumentando os índices de violência". Foi o que admitiu o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do Governo do Estado, o delegado federal Antônio Roberto Cesário de Sá, durante reunião com secretários de segurança pública e chefes das Guardas Municipais dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste) na manhã da quinta-feira (14), no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí.
Além da questão populacional, Roberto Sá destacou a necessidade de maior integração e respeito entre as polícias militar e civil no combate à criminalidade, além de manter estratégias operacionais. “Noto uma distância muito grande entre ambas as instituições nesta região, o que torna mais difícil o combate ao crime”, exemplificou, destacando o caso do Rio de Janeiro, que apresenta uma queda nos índices de violência deste 2007 com a pacificação das favelas, que só foi possível com a integração das polícias.
Ele também afirmou que existe um estudo de segurança comparativo ao que foi desenvolvido em Macaé, realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O documento aponta a demanda real para a região e será apresentado na próxima reunião aos integrantes da Câmara de Segurança do Conleste. Dentre os destaques, já se notou a necessidade de ampliação do efetivo do 35º BPM (Itaboraí), que hoje trabalha com 355 policiais, e a necessidade de implantação de uma delegacia voltada para o atendimento exclusivo de mulheres.
Cinturão - De acordo com dados fornecidos pelo Comperj, o complexo hoje possuiu 19 mil trabalhadores. Até o final do ano, a previsão é que este número suba para 30 mil. Por isso a cobrança da viabilização do Projeto do Cinturão de Segurança, de autoria do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Itaboraí, coronel Alcides Meneses. “Acho de suma importância a implantação deste projeto, porque através dele poderemos acompanhar a movimentação dos municípios, a entrada e saída de veículos e pessoas”, frisou o secretário de segurança pública de Maricá, Alexandre Neto.
O consultor da Petrobras, Carlos Alberto Monteiro Rego, declarou que a empresa vem se empenhando em apoiar projetos de interesse regional nos municípios do Conleste, incluindo o Projeto do Cinturão de Segurança, e que este apoio deverá ser encaminhado através da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional. “Somos rigorosamente aliados”, ressaltou. A próxima reunião, marcada para início de julho, contará com a participação de um representante do governo estadual que acompanhará o andamento das propostas sugeridas.
Participaram da reunião secretários de Segurança Pública e chefes das Guardas Municipais dos municípios de Itaboraí, Araruama, Magé, Maricá, Cachoeira de Macacu, Tanguá e Silva Jardim; representantes do Conselho Municipal de Segurança de Itaboraí, o representante do Ministério da Justiça, Carlos Alberto Fiori; do Comperj, César Coelho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares