quarta-feira, 20 de junho de 2012

Itaboraí espera atingir meta de vacinação antes do fim da campanha

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Itaboraí, realizada no último sábado (16), superou as expectativas da secretaria municipal de Saúde. Mais de 12 mil crianças de zero a cinco anos de idade foram vacinadas, resultando 87% de cobertura no município. A meta é imunizar 18 mil meninos e meninas, ou 95% do público-alvo até o final da campanha, no dia 6 de julho.

A abertura da campanha aconteceu às 8h no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, Centro. A Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Saúde, mobilizou, das 8h às 17h, 500 profissionais para o trabalho nos 34 Postos de Saúde da Família, seis unidades básicas de saúde, além da Policlínica de Manilha, sala de vacinas do Hospital Tavares de Macedo e nas três unidades volantes que percorreram os locais de difícil acesso.

Preocupada com possíveis filas, a moradora de Jardim Imperial, Patrícia Carvalho da Conceição, acordou cedo para levar a filha Maria Fernanda a unidade de saúde. Mas para surpresa dela, o movimento estava tranquilo e foi atendida rapidamente. Outra que também não encontrou nenhum problema no posto foi a dona de casa Arith Monteiro, moradora de Manilha. Ela explicou que iria viajar, mas preferiu levar a filha Júlia, de 2 anos, para ser imunizada.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público-alvo. Segundo a coordenadora da Divisão de Imunobiológicos, Norma Sueli de Oliveira, Itaboraí sempre ultrapassa a meta estabelecida pelo Estado. “Acreditamos que até o final deste mês o número total de crianças imunizadas será em torno de 16 mil”, afirmou, acrescentando que o empenho dos profissionais  e o comparecimento da população nas unidades de saúde foram fatores determinantes para o sucesso da campanha.

Os responsáveis que não vacinaram seus filhos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa munidos da caderneta de vacinação da criança, para atualização da vacina. A segunda etapa da campanha será em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares