quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prefeitura promove evento sobre meio ambiente e dengue


Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, as secretarias municipal de Saúde e de Educação e Cultura realizaram na quarta-feira 06 a 10ª edição da mesa temática sobre “Reciclagem e Dengue: Uma União que Dá Certo!”.

Realizado anualmente desde 2003, o evento aconteceu no Rotary Club e contou com a presença de alunos da rede municipal e estadual de ensino, que foram conscientizados e mobilizados para o combate e prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.

Na abertura do encontro foi encenada uma peça com atores do Teatro Municipal João Caetano, intitulada “Dengue, não!”. Em seguida a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, Andréa Santana, apresentou os dados referentes a dengue no município. Na sequência, José Antônio da Silva, doutor em entomologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), palestrou sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti. “Todos devem fazer a sua parte. A limpeza do quintal e a vedação da caixa d’água são exemplos de como contribuir no combate a doenças como a dengue. Não basta só a atuação da Prefeitura. Temos que nos unir para fazer um trabalho conjunto. Só assim vamos conseguir bons resultados”, orientou.

Durante o encontro, foram expostos trabalhos criados com temáticas ambientais como desenhos, jogos, produção de textos coletivos, gibis, cartazes, pesquisas, coleta seletiva de lixo e reciclagem, com a missão de tornar os jovens formadores e multiplicadores de ações contra a dengue. “É de grande importância eventos como este. Todos têm que trocar suas experiências para buscarmos mais informações possíveis contra essa doença”, disse Brenda Ticiane, gestora ambiental e aluna do Colégio Estadual Agrícola José Soares.

“Parabenizo o desenvolvimento deste trabalho de mobilização nas escolas, em parceria com a secretaria de Saúde, que superou todas as expectativas. Todos devem estar conscientizados e mobilizados no combate a proliferação desta doença”, destacou o subsecretário municipal de Projetos Especiais da Semec, Athayde Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares