quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rocha causa atrasos na obra de revitalização do bairro Joaquim de Oliveira



Técnicos da secretaria municipal de Obras descobriram a existência de tufas (rochas calcárias porosas que se formam sob condições climáticas diversas) durante os trabalhos de revitalização da Avenida 22 de Maio, principal via de Itaboraí. O material foi achado no bairro Joaquim de Oliveira (em frente ao Clube Vera Gol) e está provocando a abertura de uma grande cavidade para colocação de pedras de mão para dar consistência ao solo. Os funcionários da prefeitura estão trabalhando das 7h às 20h, em dois turnos, para agilizar os serviços. Mas por conta da inesperada obra, o prazo para conclusão dos trabalhos, previsto para a primeira quinzena de junho, será estendido.
O trabalho agora é substituir o solo para evitar que o asfalto a ser aplicado no local sofra danos e afunde. As tufas formam-se quando a água flui à superfície das regiões calcárias carregadas de carbonato de cálcio dissolvido. Ao encontrar-se com a atmosfera, ocorre a liberação do gás carbônico dissolvido, formando a rocha.

Mais Obras - Mais sete ruas do bairro Joaquim de Oliveira também estão sendo trabalhadas. A revitalização segue até a Avenida São Miguel, em São Joaquim (até o Ita Show), que terá seis ruas paralelas tratadas para a segunda etapa do projeto, recebendo terraplanagem e material antipó, um produto que, aplicado em vias não pavimentadas, elimina a poeira e previne a ocorrência de lama. Ao todo estão sendo realizados 3,5 Km de obras.
“Ressaltamos que a obra está sendo realizada exclusivamente com recursos da Prefeitura, sem parcerias ou contrapartidas de qualquer empresa estatal”, afirmou o secretário de Obras, Serginho Soares. Com a revitalização, a Avenida 22 de Maio vai ganhar novo asfalto, calçadas, canteiro central, iluminação, semáforos, sinalização e retornos.

Um comentário:

  1. Aleluia!! rsrs Agora não vou precisa ficar quase meia hora tentando atravesar a pista alí perto ao Ita Show

    ResponderExcluir

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares