sábado, 16 de junho de 2012

Alunos da Guarda Mirim de Itaboraí dão contribuição simbólica a Rio+20



Cerca de 80 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Guarda Mirim Municipal participaram nesta quarta-feira (13) da plantação de 10 mudas de Ipês Mirim Amarelo, palestras sobre preservação do meio ambiente, reciclagem de materiais, além de aprender a cultivar uma horta familiar utilizando garrafas pets. As ações tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável, tema central da Rio+20, conferência das Nações Unidas que discute o tema até o dia 22 de junho.

Durante a palestra, o engenheiro agrônomo Alexandre Silva explicou sobre a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente seja em casa, nas indústrias, no comércio e nos órgãos públicos. Ele também ensinou a fazer uma mini horta com garrafa pet. Em seguida os alunos botaram a mão na terra e aprenderam, na prática, a plantar hortaliças sem o uso de agrotóxico. Durante essa atividade, os alunos também ganharam 10 variedades de sementes com intuito de levar esse aprendizado sustentável para o seu convívio social.

“Agricultura é a observação dos nossos sentidos, é a sensação da terra, o gosto das frutas e o cheiro das flores. É saber ter paciência para a natureza produzir nossos alimentos e dar a devida importância a eles”, disse o agrônomo da secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento, e Pesca.

À tarde, os alunos fizerem plantio de 10 ipês mirins amarelo na calçada em frente à sede do Guarda Mirim, localizada na Avenida Vereador Hermínio Moreira, no centro. “Estou adorando participar de todas essas atividades voltadas ao meio ambiente. Precisamos cuidar mais do nosso planeta”, disse a aluna Patrícia Ferreira.

Atualmente, a Guarda Mirim Municipal atende crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, e tem como principal meta promover atividades recreativas, educativas e culturais nos horários em que os alunos estão fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares