segunda-feira, 11 de junho de 2012

Itaboraí faz mais de mil consultas de pré-natal por mês



Desde a confirmação da gravidez até o parto, as gestantes itaboraienses não têm com o que se preocupar. A secretaria municipal de Saúde oferece todo o suporte médico para acompanhamento das futuras mamães. Por mês, são realizadas mais de mil consultas de pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Policlínica de Especialidades Prefeito Francisco Nunes da Silva e no Programa de Saúde da Mulher, localizada no antigo prédio da Secretaria de Saúde.

Após o acolhimento, a grávida realiza exames de sangue para identificar doenças como toxoplasmose, sífilis, vírus HIV, hepatite B, entre outras, além de avaliar a taxa de glicose e colesterol. “O ideal é que a mulher comece a fazer o acompanhamento pré-natal logo no início da gestação. Se não for possível, ela deve comparecer imediatamente à unidade mais próxima de sua casa, independentemente do seu mês gestacional. Nosso esforço é para oferecer cuidados integrais à saúde da mulher e da criança”, destacou Flávia dos Santos, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, acompanhada do ginecologista Sandro Machado.

As consultas são mensais até o oitavo mês de gravidez. Após este período, passam a ser quinzenais e, no nono mês, se tornam semanais até o parto, realizado no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, única maternidade do município. município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares