quinta-feira, 7 de junho de 2012

Escolas municipais realizam projetos de educação ambiental




Terminou na quarta-feira (06) as atividades nas escolas municipais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Promovida pela secretaria de Educação e Cultura (Semec), as ações tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se preservar e conservar o lugar  em que vivemos.

Em Itaboraí, as 80 unidades escolares municipais possuem projetos voltados para educação ambiental. O programa é trabalhado de modo interdisciplinar provocando a discussão e uma mudança de atitude no que se diz respeito a relação do homem com o ambiente.

Cada escola trabalha o programa de sua forma, orientadas pelo Projeto Político Pedagógico do município. Uma das principais ações é a coleta seletiva, onde são instaladas as lixeiras em todas as escolas. O processo consiste na separação e recolhimento dos resíduos, como papel/papelão, vidro, metal e plásticos, para serem reciclados posteriormente. Além disso, o lixo orgânico (resto de carne, frutas, verduras e outros alimentos), também é usado como adubo sólido e líquido.

A Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva, localizada no bairro Rio Várzea, é um exemplo de como aplicar na prática a teoria aprendida na sala de aula. Os materiais reciclados através da coleta seletiva são vendidos e o dinheiro arrecadado é revertido para compras de materiais pedagógicos e de limpeza para a própria unidade escolar.

Para a coordenadora de ensino da Semec, Dilcelene Quintanilha, o tema ganha relevância nessa data, mas não se restringe a apenas esta época do ano. “Nesta semana as escolas realizam várias ações, como por exemplo, oficinas de reciclagem, caminhadas ecológicas, simpósio e debates sobre o assunto, palestras, informativos à comunidade, entre outras atividades”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares