terça-feira, 19 de junho de 2012

Roda de Choro agrada público de Itaboraí



Cerca de 400 pessoas compareceram à Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no centro de Itaboraí, na noite da última quinta-feira (14) para 2ª edição do projeto Roda de Choro. Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (FAC), com o apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o evento celebrou também o Dia Nacional do Choro, comemorado no dia 23 de abril, data de aniversário do mestre Pixinguinha.

 O Prefeito Sérgio Soares prestigiou a festa e falou da importância de preservar a cultura e história do nosso país. “Fico muito feliz em poder manifestar meu apreço pela arte e música em nosso município. É fundamental ter um espaço para divulgação desses eventos que resgatam nossa história e cultura,” disse.


Para o diretor executivo da FAC e do departamento imaterial e de difusão cultural, Allan Motta, o objetivo do projeto foi promover a cultura no município. “Fico muito satisfeito em ver a casa lotada e as pessoas apreciando uma boa música. A Roda do Choro é um gênero tipicamente brasileiro e serve para reunir os amigos, que aproveitam para recordar, encontrar e reencontrar demais amantes desse som”, ressaltou o gestor, lembrando ainda que os grupos que se apresentaram no evento são formados por artistas locais.

Chorinho - Na abertura, o diretor do Departamento de Cultura, Memória e Patrimônio Histórico da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, professor Cláudio Rogério Dutra, palestrou a respeito da história da roda de choro do século 19 até os anos 60. Ele citou que o choro serviu de inspiração a diversos compositores eruditos brasileiros e estrangeiros, como o maestro Heitor Villa-Lobos.

Alunos da rede municipal de educação assistiram a um vídeo sobre a viola de cocho, instrumento musical usado pelos chorões. “Gosto muito de participar de eventos culturais. Cultura é importante para nossa vida pessoal, social e profissional”, afirmou a aluna Roberta Ferreira, 16 anos.

A festa começou a esquentar ao som da DJ Danny Boo, que tocou samba e MPB, enquanto poesias e músicas homenageavam o gênio Pixinguinha. A banda Quarteto Carioca e o grupo Cariocando tocaram o tradicional chorinho animando ainda mais o público.

O evento contou também com presença dos secretários de Segurança Pública e Defesa Civil, Coronel Alcides Menezes, de Habitação e Políticas Sociais, Felipe Monteiro, de Transportes, Anderson Queiroz, de Educação e Cultura Georgina Salles, e do chefe de Gabinete, José Roberto Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares