terça-feira, 19 de junho de 2012

Itaboraí festeja São João a partir desta sexta (22) - Confira a Programação



A partir desta sexta-feira (22/06) começam as tradicionais comemorações da festa de São João, padroeiro do município de Itaboraí. Até domingo, dia 24 de junho, quando é celebrado o dia do santo, haverá shows católicos, teatro, comidas típicas, batizados, missas e procissão para atrair o público e movimentar a cidade. A Prefeitura de Itaboraí está apoiando as festividades organizadas pela Paróquia São João Batista, no Centro.

História - João Batista foi um personagem importante da Bíblia. Por ser filho de Isabel, prima de Maria, João Batista era também primo de Jesus Cristo em segundo grau. Maria e Isabel, grávidas ao mesmo tempo, combinaram que a primeira a ter o bebê avisaria a outra, acendendo uma fogueira que pudesse ser avistada a distância no deserto da Judéia, onde viviam. Santa Isabel foi a primeira a acender o fogo, quando nasceu João.

É por isso que hoje as fogueiras são parte fundamental dos festejos do dia 24 de junho, assim como os foguetórios. Novo Testamento descreve as pregações e os batismos que João Batista realizava à margem do rio Jordão, em Israel, e que atraíam inúmeros fiéis. Um dos batizados foi o próprio Jesus Cristo. Sua história teve um final trágico.

Degolado, sua cabeça foi oferecida numa bandeja para Salomé, filha do imperador Herodes. Onze séculos depois, na Idade Média, o santo se tornou popular quando os cavaleiros hospitalários e templários – guerreiros cristãos que defendiam Jerusalém dos muçulmanos – o adotaram como patrono.



Confira a programação da festa de São João Batista:



Dia 22/06 (sexta-feira)

12h – Delicioso almoço no barracão

15h – Terço da Misericórdia

19h – Santa Missa

21h – Show com Adriana Arydes



Dia 23/06 (sábado)

12h – Delicioso almoço no barracão

19h – Santa Missa

21h – Show com Cosme e Banda



Dia 24/06 (domingo)

7h – Santa Missa

9h – Santa Missa

10h30 – Batizados (inscrições já realizadas)

12h – Delicioso almoço no barracão

14h – Festival de Prêmios

18h – Missa Solene

19h30 – Procissão

20h – Teatro

21h – Show com Anjos de Resgate

23h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares