“Itaboraí é o único município da região a fornecer a vacina e a aplicação sem nenhum custo para os produtores. Essa remédio é muito importante para a saúde dos animais e para que a doença continue erradicada no Estado do Rio de Janeiro. Em novembro esperamos superar nossas metas”, afirmou a secretária da pasta, Bianca Mello.
Técnicos da secretaria percorreram as propriedades rurais do município para aplicar a vacina, que é gratuita aos pequenos produtores. O produtor rural que não vacinar ou não entregar a declaração de vacinação do seu rebanho está sujeito a multa e ainda ter a venda do animal proibida.
Para vacinar os animais basta agendar a visita da equipe de imunização. Mais informações pelo telefone 3639-1570 ou diretamente na sede da Secretaria, Avenida 22 de Maio, 7557, Venda das Pedras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Saiba mais - O Rio de Janeiro é considerado área livre de aftosa, há 13 anos sem o registro da doença em seu rebanho bovino. O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores).
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta gado bovino, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Também afeta elefantes, camelos, lhamas, ratos e capivaras. Não afeta equídeos (cavalos, asnos, mulas e bardotos). Os seres humanos raramente são infectados pelo vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai