quinta-feira, 14 de junho de 2012

Prefeitura inaugura Casa de Passagem para Idosos nesta sexta (15)

Os idosos estão entre as principais vítimas de violência doméstica e raras vezes conseguem se livrar do agressor e recomeçar uma vida saudável. Além disso, a idade avançada transforma-os em vítimas de quedas e atropelamentos, já que, muitas vezes, falta “velocidade” para chegar do outro lado da rua. Para promover assistência e proteção a este grupo, a Prefeitura de Itaboraí, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, inaugura nesta sexta-feira (15/06), a partir das 16h, a Casa de Passagem para Idosos, em Nancilândia.

O objetivo do governo é acolher idosos sem vínculo familiar e que se encontram em situação de abandono
A instituição tem capacidade para até 25 pessoas e vai oferecer moradia, alimentação, medicamentos e outras necessidades básicas do dia a dia. “O prefeito Sérgio Soares se mostrou sensível a esta causa e entendeu a necessidade de criarmos esse espaço no município. Além do acolhimento, vamos trabalhar a ressocialização dos usuários, resgatando sua autonomia como cidadão”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosália Martins.

A Casa de Passagem está localizada na Rua Francisco Gomes, nº 4, Nancilândia, e contará com uma equipe de profissionais formada por um coordenador, cuidadores, assistente social, psicólogo, profissional para atividades socioculturais, além de equipe de apoio que será responsável pela alimentação, limpeza e lavanderia da instituição.

Mais um abrigo
A Prefeitura de Itaboraí continua executando as obras de reformas do prédio que servirá como abrigo destinado aos idosos em situação de risco. A instituição de longa permanência está localizada na Avenida Vereador Hermínio Moreira, no Centro, e terá capacidade para receber 16 idosos. Estão sendo investidos cerca de R$ 286 mil para reformar uma antiga casa que conta com 323,21 metros quadrados.
O espaço terá quatro quartos com suítes, salas de convivência e de atividades, refeitório, cozinha, varanda e área de serviço. O projeto prevê ainda a construção de rampa e banheiros adaptados para dar mais segurança e conforto aos moradores, atendendo as exigências do Ministério Público Estadual.
O abrigo será divido para homens e mulheres e também terá dois zeladores para cada grupo. Os idosos terão toda assistência médica e atendimento psicossocial. A previsão de conclusão das obras é para o primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares