sábado, 16 de junho de 2012

Cerca de 18 mil crianças serão vacinadas contra Pólio em Itaboraí



Começa neste sábado (16/06) a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite em Itaboraí. Até o dia 06 de julho, das 8h às 17h, todas as unidades de saúde da família e os postos de saúde do município vão imunizar menores de cinco anos contra a paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo nesta primeira fase, ou seja, cerca de 18 mil crianças.

A imunização mobilizará as 34 Unidades de Saúde da Família (USF’s), as 6 Unidades Básicas de Saúde, o Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), o Hospital Estadual Tavares de Macedo e mais três unidades volantes que ficarão rodando pelo município para distribuir as 18 mil doses da vacina contra poliomielite.

“É de vital importância que os pais levem seus filhos ao posto de saúde mais próximo de suas casas com a caderneta de vacinação, para que seja verificado se o esquema de imunização está em dia. A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral, rápida, segura e indolor. Além disso, confere imunidade para os três tipos do vírus que causam a doença”, explicou o coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos da secretaria municipal de Saúde, Valter Montes.

Rotina - Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.


Balanço – Em 2011, na primeira etapa da campanha nacional, cerca de 21 mil crianças tomaram as duas gotinhas, superando o índice de cobertura recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que é de 95%.


A doença - O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite, doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares