quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vida em Movimento realiza Roda de Conversa sobre Sexualidade para pessoas acima dos 50 anos


O Vida em Movimento, programa da Prefeitura de Itaboraí, realizou uma Roda de Conversa sobre Sexualidade, voltado para integrantes do projeto, formado por pessoas a partir dos 50 anos de idade. A ação foi realizada em parceria com o programa Saúde do Idoso. A atividade ocorreu no polo de atividades físicas de Cidade Salém.

Aproximadamente 50 integrantes do polo participaram da conversa. Conduzidos pela assistente social Viviane Braga e pelo terapeuta Edmilson Terra, ambos do programa municipal DST/Aids e Hepatites Virais, além da assistente social Maria Aparecida do Nascimento, do Saúde do Idoso, o bate-papo ocorreu de forma tranquila e com bastante aceitação do público.

Segundo a primeira-dama do município e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, a parceria com o programa Saúde do Idoso só contribui para a melhoria do projeto.

“Essa já é a quarta roda de conversa que estamos realizando. Elas acontecem uma vez ao mês, e os polos contemplados até o momento foram Itambi, Marambaia e Pacheco. Além da sexualidade, já abordamos os temas “Alcoolismo” e “Violência Contra a Pessoa Idosa – Direitos e Deveres”.

Coordenadora do programa Saúde do Idoso, Vânia Rogério Antunes elogiou o comportamento dos idosos.

“Essa atividade não é uma palestra, e sim, uma conversa, uma troca de experiências, que visa trabalhar a prevenção, socialização e autoestima. Pudemos constatar que os integrantes desde polo são muito participativos, receptivos e colaboradores”, destacou Vânia.

Após o momento de reflexão, de uma forma lúdica e dinâmica, foram abordados os tipos de doenças sexualmente transmissíveis, sintomas, contaminação, prevenção, tratamentos e outros.

“O que temos visto lá no programa DST/Aids é o aumento do número de pessoas contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis nesta faixa etária, ainda mais depois do surgimento da pílula azul, o Viagra. Não se pode achar que nesta idade se está imunizado, para não ser pegos de surpresa, o correto é se prevenir”, disse a assistente social Viviane Braga.

Para a integrante do “Vida em Movimento” Maria Angélica da Silva, 52 anos, o diálogo foi esclarecedor.

“Eu gostei bastante desta roda de conversa, foi um aprendizado para mim. Espero que tenha mais vezes e com temas variados”, disse Maria, após servir de voluntária para demonstração de como colocar a camisinha masculina corretamente.

O evento contou ainda com distribuição gratuita de preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folders informativos. A próxima Roda de Conversa será na segunda quinzena de junho, no polo de atividades físicas de Iguá, em Venda das Pedras, e abordará o tema "Hanseníase – Preconceito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares