quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pilotos elogiam pista de Itaboraí no Carioca de Motocross



A 4ª etapa do Campeonato Carioca de Motocross, ocorrida no último domingo (18), em Reta Nova, Itaboraí, foi emocionante e com muita adrenalina. Cerca de 5 mil pessoas assistiram gratuitamente o espetáculo na pista de 1.200 metros. Velocidade, ultrapassagens, derrapadas e manobras radicais foram os ingredientes da competição,  parte da programação dos festejos de 181 anos de Itaboraí.
O evento marcou a volta de Itaboraí, após 15 anos fora do calendário, ao Campeonato.  Ao todo, aproximadamente 200 pilotos competiram em nove categorias: 50, 65 e 85 cilindradas; nacional; intemediária; sênior 30; sênior 37; sênior 44; e a principal, que é a Pró, onde aconteceu duas corridas, uma categoria de força livre com motos específicas para o esporte.
O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, acompanhado do vereador Deoclécio Machado (PT), elogiou o público presente, a equipe de funcionários da Prefeitura e da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj).
“Obrigado pelo trabalho em conjunto na preparação de toda a estrutura. Que todos os pilotos sejam vitoriosos, e vamos comemorar os 181 anos da nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.
A competição contou com pilotos de diversos estados do país, como Bahia, Goiás, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo, além de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Entre as crianças, os 10 primeiros colocados recebem troféus da Femerj, e entre os adultos, os cinco primeiros, além de premiações em dinheiro.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira, informa que a Prefeitura de Itaboraí investiu R$ 56 mil no evento do motocross, incluindo estrutura, promoção e divulgação.
 “Podemos afirmar com indicadores fidedignos que o retorno para o município em relação ao financeiro foi maior do que o investimento realizado. Na rede hoteleira da cidade, por exemplo, 53 unidades estavam ocupadas e cerca de 150 pilotos gastando diariamente no município, deixando um custo médio de R$ 1 mil diários na cidade, acompanhados de suas equipes e famílias".
Ainda segundo Marcos Pereira, o próprio presidente da Femerj, Alexandre Caravana, garantiu que a estrutura da cidade, oferecida pela Prefeitura, foi a melhor até agora, e com uma grande vantagem perante outras cidades: a logística.
“O evento resgata um evento que estava no calendário da cidade e trabalha para o desenvolvimento do esporte, lazer e turismo. Para o próximo ano, o objetivo é aumentar a estrutura e trazer mais turistas para a nossa cidade”.
O presidente da Femerj, Alexandre Caravana, agradeceu o apoio recebido da Prefeitura.
“Obrigado pelo empenho, um apoio quase não visto em outras cidades do Estado e do País. Toda a qualidade técnica oferecida aos pilotos se deve ao apoio da Prefeitura de Itaboraí. Essa pista com certeza é uma das melhores do estado e com padrão nacional. Vale ressaltar, ainda, a presença do público que abrilhantou todo o evento”, agradeceu Caravana.
Moradora do bairro de Jardim Imperial, Caline Silva Rodrigues veio acompanhada do esposo e do filho de apenas 1 ano e seis meses.
“Estou morando em Itaboraí há menos de dois anos, viemos por conta do trabalho do meu marido, no Comperj. Ele passava todos os dias por aqui e acompanhava a montagem da pista e estrutura do evento. Eu nunca tinha assistindo um corrida de motocross, achei o máximo e fiquei encantada, ainda mais com as crianças andando nas motos pequenas”, disse Caline.
            Todo evento contou com o apoio da Polícia Militar, o patrulhamento da Guarda Municipal e da atuação de agentes de trânsito, além de ambulâncias cedidas pela secretaria municipal de Saúde.


Destaques juvenis

Um dos momentos mais emocionantes da competição foi a categoria 50 cilindradas. Os irmãos Gustavo e Guilherme Lima, 7 e 6 anos, ficaram 1° e 2° lugares, respectivamente. Filhos do piloto Guto Lima, duas vezes campeão brasileiro e terceiro lugar no Campeonato Mundial de Motocross para Veteranos, eles fizeram a alegria das arquibancadas.
            A mãe dos meninos, Fernanda Duarte Lima, acompanha a família em todas as competições e enfatizou que eles adoraram a pista.

“Meus filhos sempre foram apaixonados por motocros. Também, com um professor dentro de casa, acho que não poderia ser diferente. Meu coração acelera junto com as motos, mas é um orgulho e uma grande emoção vê-los correndo. O Guilherme, por exemplo, não alcança o chão quando está em cima da moto, por isso, eu e o Guto temos que acompanhar a corrida o tempo todo”, disse Fernanda, que mora com a família em Minas Gerais.
            Morador de Itaboraí, o piloto Sérgio José de Souza Júnior, 20 anos, venceu uma das corridas mais disputadas. A todo o momento ele estava em segundo lugar, e apenas na última curva, na linha de chegada, Sérgio venceu a prova, com poucos centésimos de diferença, no tempo de 12m,16s, 760 centésimos. O segundo colocado, o também itaboraiense, Eduardo de Paulo Pinto ficou com o tempo de 12m, 16s e 855 centésimos.
            “Eu comecei a praticar motocross aos 13 anos por influência do meu pai, que também é piloto. Adorei a estrutura do evento e o público que marcou presença. Ganhar dentro de casa tem sempre um sabor especial”, enfatizou Sérgio, que venceu a categoria Regional.
            Vencedor das categorias sênior 37 e nacional, o piloto Vinícius Rachid, 38 anos, morador do município de Valença, elogiou o evento como um todo. Em uma das categorias, houve um incidente na pista, e a bandeira amarela agitada subiu. Esta sinalização informa perigo imediato, impedindo a ultrapassagem e se necessário a parada do piloto. Rachid que estava em primeiro lugar durante todo o percurso, seguiu as orientações, mas o piloto que vinha atrás não, passando então a ocupar o primeiro lugar. A equipe técnica da prova  desclassificou o piloto pela atitude, e Rachid venceu a corrida.
            “Eu gostei de toda a estrutura, a pista muito boa também. Pratico motocross por hobby desde o ano de 1987, mas já fui campeão carioca por 10 vezes. É uma paixão, uma adrenalina sem explicação”, comentou Vinícius Rachid.
Aos 23 anos, o piloto profissional da cidade de São Paulo Thales Vilardi é conhecido no meio do motocross e pratica o esporte desde os 4 anos de idade.
“Hoje eu vivo do esporte e gosto do que faço. Achei o evento bem legal e organizado, e principalmente a festa do público. A cada volta que eu passava eu ouvia os gritos e aplausos, isso é a resposta do nosso trabalho, e é muito gratificante para nós pilotos”, destacou Vilardi que faturou as duas baterias da categoria Pró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares