domingo, 25 de maio de 2014

Itaboraí inaugura Espaço de Desenvolvimento da Educação Integral – (EADI)

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), inaugurou o Espaço de Desenvolvimento da Educação Integral (EADI) - Professora Eliane da Silva Barbosa, no centro da cidade, em mais uma ação da política de Educação do atual governo.
O EADI conta com aproximadamente 250 alunos, entre 5 e 16 anos, e 25 profissionais, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17. São oferecidos aos estudantes da rede municipal de ensino aulas de balé, taekwondo, coral, banda e teatro. Além de abrigar a Guarda Mirim, que ensina noções de ética, cidadania, cultura afro-brasileira (capoeira), recreação e inglês. O espaço visa contribuir com uma política educacional de Educação Integral, fomentando outros tempos e espaços na perspectiva de que o acesso à Educação pública seja contemplado pelos processos de permanência e aprendizagem com atividades ligadas ao esporte-lazer e arte-cultura no contraturno do aluno.
Para o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, os participantes do EADI estão tendo uma oportunidade de escrever seu próprio futuro.
“Pretendemos inaugurar outros EADI’s no muncípio, levando essas ações a mais alunos. A Guarda Mirim, por exemplo, um projeto antigo e que passou por outros governos, foi esquecido na administração anterior, levando-os para um lugar que não tinha condições favoráveis. Estamos para inaugurar a primeira escola em tempo integral do município, em Itambi e daqui para frente todas as escolas inauguradas serão de ensino integral. O objetivo é que as crianças permaneçam dentro da escola e não tenha a oportunidade de aprender coisas ruins na rua”, enfatizou Helil Cardozo.
Emocionada ao falar da patronesse que dá nome ao EADI, a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, falou do orgulho de ter sido amiga da professora Eliane da Silva.
“A Eliane merece ser homenageada pelo exemplo de servidora pública, professora e funcionária que foi. Aquela que dava mais do que a sua carga horária permitia, aquela que só tinha hora de entrar na escola e não tinha hora de sair. E cuidava das crianças como se fossem seus filhos”, elogiou a secretária.
Mãe de duas integrantes da Guarda Mirim, a dona de casa Lúcia Helena Corrêa, 35 anos, moradora de Visconde se diz satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo EADI. “Depois que a Guarda Mirim veio para este espaço melhorou bastante o rendimento das minhas filhas. Elas fazem aulas de teatro, coral e outras atividades, e o comportamento delas dentro de casa é exemplar”, disse a mãe de Letícia Mônik, 13 anos e Claudiele Mônik, 10.
O evento contou com a presença de secretários municipais, os vereadores Ézio Barcelos (PROS) e Rosana Rosa (PCdoB), a Banda Municipal, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares