segunda-feira, 12 de maio de 2014

Prefeitura assina convênio com Estado para fortalecer área rural de Itaboraí




O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo convênio com o governo do estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca e Emater-RJ para melhorar o escoamento da produção agrícola no município. O convênio irá permitir a recuperação e manutenção das estradas vicinais, que possibilitará o escoamento da produção agropecuária e o incremento do turismo rural, essenciais para o desenvolvimento do interior. Já estão à disposição do município, máquinas patrol, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, trator esteira, rolo compactador, caminhões, trator arado e caminhão prancha. Em solenidade realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, o prefeito destacou que a parceria atenderá toda a região agrícola da cidade, que vem sofrendo com a demanda reprimida em função do crescimento acelerado gerado pelas obras de construção do Comperj.



"Não são só as estradas que vão melhorar, as famílias rurais terão mais acesso aos serviços públicos, permitindo o exercício da cidadania em sua plenitude, além de fortalecer ainda mais a economia dessas localidades”, destacou Helil. O vice-prefeito Audir Santana falou sobre os impactos positivos e negativos da instalação do Comperj na cidade e da importância da ação do poder público na área rural para aquecer a economia. "Não podemos ter crescimento de um lado e empobrecimento do outro. A agricultura familiar sempre foi importante para o nosso município", disse Audir.



O secretário de Agricultura de Itaboraí, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco, disse que além de facilitar o escoamento da produção, as máquinas vão garantir mais mobilidade aos moradores das áreas rurais. "Vamos reduzir sensivelmente os obstáculos dos caminhos dos nossos produtores rurais, as intervenções começam a partir de segunda-feira (12)”, anunciou.



Ao entregar o maquinário ao prefeito, a representante da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Stella Romanos, presidente da Emater-RJ, disse que o Programa Estrada da Produção, criado em 2010, já recuperou mais de 10 mil quilômetros de estradas vicinais em todo território fluminense. “O objetivo deste programa é possibilitar a trafegabilidade das estradas vicinais durante todos os meses do ano, garantindo o escoamento da produção agrícola e o acesso das famílias rurais aos serviços públicos”, frisou Stella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares