quinta-feira, 15 de maio de 2014

Itaboraí tem dois contemplados em Prêmio de Cultura do Estado do RJ


A 3ª edição do Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro contou com a premiação de dois representantes de Itaboraí: a Associação de Oleiros e o Circo De La Costa. Ocorrido no último final de semana, nos dias 9, 10 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, o evento contou com a participação de diversas formas de manifestações culturais do Estado, com representantes da música, ritmos tradicionais, arte circense, teatro de rua e artesanato, entre outros.
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI), Cláudio Rogério Dutra, o prêmio só confirma os talentos que o município possui.
“A Associação de Oleiros é um reconhecimento de uma arte característica da nossa região desde os tempos pré-cabralinos, de origem indígena, que passou para a mão dos escravos negros e até hoje é passada de pai para filho. E o Circo De La Costa é uma mostra do que a nova geração é capaz, ficando em segundo lugar entre a região da Metropolitana Leste pelo voto popular, ocorrido pela internet”.
Representando a Associação de Oleiros de Itaboraí, o escultor Isaias Moreira exaltou o apoio da Prefeitura à categoria, que participou ativamente, em 2013, do Itaflores, evento voltado ao setor de plantas ornamentais do município. Os produtores de artefatos de barro também estão contemplados no projeto de revitalização da Avenida 22 de Maio, onde contarão com um espaço especialmente construído para a atividade de produção e comercialização de seus produtos.
“Esse apoio é motivo de grande alegria para nós. Quero agradecer à Prefeitura e ao prefeito Helil Cardozo pela oportunidade e incentivo”, ressaltou Isaias.
A Fundação Cultural de Itaboraí apoia a Associação de Oleiros por meio de cadastro de seus artistas, com o intuito de promover e divulgar seus trabalhos e levando a categoria para participar de projetos, exposições e outros eventos. O escultor Isaias Moreira é professor do curso de Ceramista da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa, mantida pela Prefeitura. Também está em fase de produção um livro de registro de modos e saberes, e uma das primeiras ações será o registro da arte oleira como patrimônio imaterial do município, cultura tradicional que em Itaboraí conta com mais de 400 anos de existência.
Já com o Circo De La Costa, a parceria com a Prefeitura ocorre desde o ano passado. A FCI apoia o grupo na divulgação e promoção de seu trabalho, por meio de participação em grandes eventos da cidade, como por exemplo, Dia das Crianças, Natal, Carnaval e outros projetos da Fundação.

Associação de Oleiros de Itaboraí
Criada em 2008 com o objetivo de resgatar a valorização da tradição da cerâmica na cidade, a associação contribui para o aperfeiçoamento da produção artesanal do barro vermelho de Itaboraí. Os artesãos fazem desde o processamento até o acabamento das peças, difundindo comercialmente antigos costumes da cidade.

Circo De La Costa
Diversão e conscientização fazem parte do trabalho do grupo, que alia a magia do circo à educação ambiental. A ideia é sensibilizar crianças e adultos sobre a importância de preservar o meio ambiente. O grupo promove eventos em espaços públicos, levando a mensagem do cuidado com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares