quinta-feira, 15 de maio de 2014

Prefeitura de Itaboraí promove seminário Cidade Para Todos


Foram discutidos ações e projetos de Acessibilidade na Região do Conleste



A Prefeitura de Itaboraí promoveu, nesta quarta-feira (14/05), o seminário Cidade Para Todos – Ações e Projetos de Acessibilidade na Região do Conleste. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi aberto pelo vice-prefeito Audir Santana e contou com a presença de representantes do governo estadual e das 15 prefeituras que compõem o Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense.

“Este encontro é o pontapé inicial de conscientização para dar início a trajetória da cidade que todos nós queremos em termos de acessibilidade. Os ciclos social, financeiro, político, transporte e segurança vêm sofrendo alterações negativas, até o momento, com a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, mas acreditamos que o governo federal fará uma reestruturação no Comperj para reverter este quadro negativo que vem atingindo a região”, disse Audir ao abrir o seminário.

O presidente do Conselho Municipal dos Deficientes, Anderson Almeida, lembra que o Leste Fluminense é formado por cidades centenárias que não têm acessibilidade.

“Temos que resolver o problema de acessibilidade sem destruir os nossos patrimônios históricos”, disse Anderson, que também é médico. Para a secretária de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Suely Lopes, o foco do governo Helil Cardozo é a acessibilidade, e um diagnóstico do município nesta área está sendo preparado para que as ações sejam praticadas de imediato.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Ézio Barcellos (SDD) falou da revitalização da Avenida 22 de Maio, principal via do centro de Itaboraí. Ele espera que a acessibilidade esteja presente em todo o trecho e defendeu, até, a criação de uma secretaria municipal voltada para os deficientes.

Cerca de 150 pessoas lotaram o salão social do Clube Vera Gol, em Itaboraí, onde o secretário interino de Trabalho e Renda, Raimundo Romeu, homenageou o ex-titular da pasta Álvaro Adolpho, recentemente falecido, defensor do acesso de deficientes no mercado de trabalho, independentemente de cotas, e principal entusiasta da realização desse evento.

As palestras ficaram a cargo de Telmo Silva Hoelz (Associação Fluminense de Reabilitação), Maurício Paixão (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), Artur Gomes (profissional de educação física especializado em pessoa com deficiência), Márcio Barbosa (Superintendente do Sindicato das empresas de transporte rodoviário do Estado), professor Raimundo Stelling (IFEC), Luciana Gil  Barbosa (Ministério das Cidades), Luiz Gustavo Guimarães (ABCP) e Cristiane Ecker, que falou sobre o Mapeamento de Acessibilidade de Itaboraí.

O evento, que teve a coordenação de Sylvia Bastos, contou ainda com as presenças da 1ª dama do município e coordenadora do programa Vida em Movimento, Ana Cardozo; a secretária executiva do Conleste, Ana Alves; a advogada e filha do homenageado Álvaro Adolpho, Ana Terra; e a integrante do Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste, Tábita Mattos.

O Cidade para Todos teve um final diferente do habitual. Palestrantes e convidados participaram do coquetel sensorial, no qual todos tiveram os olhos vendados durante a cerimônia de enceramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares