sexta-feira, 16 de maio de 2014

Espaço Universitário se prepara para Desfile Cívico Escolar

O Espaço Universitário (EU), vinculado à Chefia de Gabinete da Prefeitura de Itaboraí, está se preparando para participar do Desfile Cívico Escolar, no próximo dia 22 de maio (quinta-feira), data que se comemora os 181 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade, no Centro. Ao todo, aproximadamente 500 universitários estarão envolvidos no desfile, número superior ao ano passado, quando 340 estudantes participaram dos desfiles, divididos nos polos de Manilha e Centro.
Promovido pela secretaria municipal de Educação e Cultura, o tema “Identidades e culturas de Itaboraí: a riqueza das diferenças” visa reforçar a importância do conhecimento histórico no processo de manutenção dos vínculos da cidade com o passado, revelando também o seu grande teor emancipatório, principalmente quando o seu ensino faz referência à educação dos direitos humanos e ao respeito às diferenças.
“Este ano pensamos em levar para a “avenida” um tema que está em alta, que repercutiu bastante nas redes sociais, com o caso do jogador do Barcelona Daniel Alves. Pensamos não apenas em falar sobre o racismo, mas o preconceito de forma geral”, disse o coordenador do EU, Thiago Thitow.
Quem também aderiu ao movimento contra o preconceito foi o jogador de futebol do Palmeiras e da seleção chilena Jorge Valdívia. Em encontro com o coordenador Thitow, Valdívia comentou:
“Eu acho incrível a iniciativa desses jovens. Nesse tempo que vivo no Brasil, percebi como é diversificado o povo brasileiro, e é difícil aceitar que ainda hoje exista tanta discriminação. Por admiração ao trabalho do Espaço Universitário e pela grandiosidade do movimento, não só apoio como peço a participação de todos os universitários”, destacou o craque.
Todos os alunos participantes do desfile receberão camisa personalizada, confeccionada com fotos de universitários assistidos pelo EU.
“É a primeira vez que vou desfilar pelo Espaço Universitário e estou muito ansioso. Agradeço pela oportunidade e incentivo em nos fazer lutar por uma causa digna”, enfatizou o estudante do 2° período de Engenharia Mecânica Leandro Sousa, 21 anos.
Atualmente, o Espaço Universitário atende 1.256 mil estudantes no município, por meio do transporte gratuito, nos trajetos: Itaboraí x Niterói e Itaboraí x São Gonçalo, nos turnos de manhã e noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares