sábado, 3 de maio de 2014

Educação inicia comemoração dos 181 anos de Itaboraí

Desfiles cívicos escolares começam neste sábado (03)

Itaboraí inicia, neste sábado (03), as comemorações dos 181 anos de Emancipação Político Administrativa da cidade com os tradicionais Desfiles Cívicos Escolares, que ocorrerão nos fins de semana deste mês até o dia 22 de Maio (quinra-feira), data em que é comemorado o aniversário do município. O público esperado pela Secretaria Municipal de Educação é de cerca de 20 mil pessoas.

Os desfiles cívicos acontecem em oito pontos da cidade: Reta, Sambaetiba, São José, Venda das Pedras, Itambi, Visconde, Manilha, Apollo e Centro.

O tema “Identidades e culturas de Itaboraí: a riqueza das diferenças” visa reforçar a importância do conhecimento histórico no processo de manutenção dos vínculos da cidade com o passado, revelando também o seu grande teor emancipatório, principalmente quando o seu ensino faz referência à educação dos direitos humanos e ao respeito às diferenças.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, os desfiles cívicos escolares têm um teor comemorativo e de divulgação dos projetos pedagógicos de qualidade desenvolvidos pelas escolas.

“O objetivo é promover o conhecimento das identidades e culturas de nosso município, oportunizando toda a comunidade escolar a repensar as suas ações cotidianas no intuito de promover uma prática educativa que valorize as especificidades de seus sujeitos”, disse Susilaine.

Além de 128 instituições de ensino - municipais, estaduais e particulares - outros órgãos também vão participar dos desfiles, como o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), o projeto Vida em Movimento, o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa, o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico das escolas municipais (NAPEM), o Fórum Permanente de Mulheres, o Espaço Universitário e o Centro Terapêutico Elcio Boccaletti.

Também fazem parte dos desfiles a Banda Municipal, a Banda da Guarda Mirim e 14 bandas das escolas municipais, entre outras. Aproximadamente 300 profissionais estarão envolvidos nos desfiles cívicos, incluindo servidores da Educação e de secretarias municipais como Esporte e Lazer, Saúde, Obras, Segurança e Defesa Civil, Transportes e Serviços Públicos.
Todos os alunos envolvidos terão transporte, lanche e água. Ao final dos desfiles acontecerão atividades recreativas para as crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Programação completa dos desfiles:

03/05 – Sábado – 8h – Reta
Rua Pedro Ferreira Pinto

03/05 – Sábado – 14h – Sambaetiba
RJ 116, Km 07

04/05 – Domingo – 8h – São José
Praça Nuno Duarte

04/05 – Domingo – 14h – Venda das Pedras
Rua César Xará

17/05 – Sábado – 8h – Itambi
Rua João Moreira

17/05 – Sábado – 14h – Visconde
Avenida Getúlio Vargas

18/05 – Domingo – 8h – Manilha
Avenida Prefeito Milton Rodrigues Rocha

18/05 – Domingo – 14h – Apollo
Praça do Apollo

22/05 – Quinta-feira – 8h – Centro
Praça Marechal Floriano Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares