quarta-feira, 14 de maio de 2014

Itaboraí se mobiliza em campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Até domingo (18) serão realizadas diversas atividades para alertar sociedade para o problema

 A Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes está lançada em Itaboraí. Até domingo (18/05), a Prefeitura vai discutir e realizar ações voltadas ao tema com atividades de conscientização e prevenção. Além disso, o Município aderiu à mobilização nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, que tem como símbolo uma flor, e objetiva chamar a atenção da sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil praticada no Brasil.

 Na terça-feira (13), ocorreu aberta a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a realização de um seminário sobre o assunto.

 “Temos que incentivar o público a falar para os professores e os pais, para denunciar e evitar abusos. Não deixe que a dor do outro seja insensível para você”, assinalou Ronaldo Veiga, subsecretário municipal de Atenção Básica de Itaboraí. “Nossa intenção é mostrar quais os
caminhos que podem ser adotados em caso de abuso ou exploração de crianças e adolescentes”.

 De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), Dayelle Sesana Pereira, a intenção é informar, conscientizar, sensibilizar, alertar e lembrar que todo mundo deve fazer a sua parte.

“Mesmo com todos os avanços que temos vivido ao longo dos últimos anos, precisamos do apoio da sociedade e da participação de todos”, frisou a coordenadora. “Não tenham vergonha de denunciar, pois geralmente as vítimas são muito ameaçadas. Que nós sejamos pessoas do bem e com coragem para denunciar e prender os agressores. Temos que sair daqui
como multiplicadores desse pensamento, observando mais ao redor, ficando atentos”, orientou.

 Durante o encontro, foram discutidos temas sobre os “Agravos Psíquicos e Físicos às Vítimas de Abuso Sexual”, com a assistente social e coordenadora do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescentes Vítimas de Doméstica e Sexual (NEACA) de São Gonçalo, Marisa Chaves (“A revitimização de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual), a assistente social do ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura de Rio das Ostras, Sandra Caldeira de Oliveira (“O acolhimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso
sexual no Programa DST/Aids de Itaboraí"), o pediatra Sérgio Arino e, finalizando, a palestra “O poder policial, as dimensões estatísticas e os agravos de violência contra crianças e
adolescentes”, com a inspetora da 71ª DP de Itaboraí, Cláudia Simone dos Santos.

 Segundo dados do Conselho Tutelar do município, em 2013 foram confirmados 63 casos de violência e abuso sexual. E até abril deste ano já foram registrados 21 casos. A grande maioria envolvendo jovens de 12 a 17 anos e no âmbito familiar.

 “Os casos continuam ocorrendo com frequência, porque os pais demoram a perceber que seus filhos estão sofrendo violência sexual. Quando enfim acontece a percepção, os jovens já foram molestados de muitas maneiras, sofrendo ameaças, agressões físicas e psicológicas, o que costuma deixar marcas profundas em suas vidas. Por isso, a importância de conhecer o problema para saber combatê-lo”, afirma o vice-coordenador e membro do Conselho Tutelar de Itaboraí, Anailton Melo.

 Até domingo (18), dia instituída pelo Governo Federal para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, profissionais das secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Tutelar de Itaboraí, irão distribuir
panfletos, cartazes e material de informação nos semáforos da Avenida 22 de Maio, nas secretarias municipais, em escolas públicas e privadas e durante os desfiles cívicos que acontecerão em Itambi, Visconde, Manilha e Apolo.

Confira abaixo a programação da campanha:

 Dia 14/05/14 – 4ª Feira

Tema: Panfletagem de veículos e exposição de faixas nos semáforos da
Av. 22 de maio (altura do Boticário)

Horário: Das 8:00 às 10:00h, das 11:00 às 13:00h e das 16 às 18h

 Dia 15/05/14 – 5ª Feira

Tema: Panfletagem, entrega de cartazes e veiculação da informação em
todas as secretarias do Município de Itaboraí.

Horário: Das 08:30 às 17:00h

 Dia 16/05/14 – 6ª Feira

Tema: Panfletagem, entrega de material de divulgação e veiculação da
informação nas escolas públicas e privadas do Município de Itaboraí.

Horário: Das 08:30 às 17h

 Dia 17/05/14 – Sábado

Tema: Panfletagem nos desfiles das Escolas Municipais (comemoração do
aniversário da Cidade 22 de Maio)

Local e Horário: Itambi (das 8:00 às 12h)

Visconde (das 14:00 às 17h)

 Dia 18/05/14 – Domingo

Tema: Panfletagem nos desfiles das Escolas Municipais (comemoração do
aniversário da Cidade 22 de Maio)

Local e Horário: Manilha (das 8:00 às 12h)

Apolo (das 14:00 às 17h)

Dia nacional

A campanha acontece todo 18 de maio, data instituída pelo Governo Federal para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Brasil. O período foi criado para marcar o sequestro de Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973, com apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. Membros de uma tradicional família de Vitória (ES) foram apontados como os autores. O caso teve grande repercussão pela violência, mas terminou impune.

 A ideia de se celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes surgiu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil. O ECPAT é uma organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes, surgida na Tailândia. A então deputada federal capixaba Rita Camata, atuando como presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente da Câmara dos Deputados, propôs um projeto de lei estabelecendo o dia da morte de Araceli como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto virou a Lei N° 9.970, sancionada em 17 de maio de 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde então,
entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.

Como denunciar

 Por telefone – Disque 100

Outros órgãos – Conselho Tutelar; CREAS, CRAS, Unidades de Saúde; Delegacias especializadas ou comuns; Polícia Militar; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares