quarta-feira, 21 de maio de 2014

Balões se despedem de Itaboraí



O piloto Luis Silvestre foi o grande vencedor do I Festival de Balonismo de Itaboraí, no domingo (18), realizado na Arena de Eventos, no Rio Várzea. A competição, que coloriu o céu da cidade por quatro dias, serviiu de treinamento para pilotos que disputarão o mundial da categoria, a ser realizado em julho, no estado de São Paulo. A competição serviu também para confirmar a vocação da cidade para o balonismo. Segundo os praticantes, o município é o que reúne as melhores condioções para a prática em todo o Rio de Janeiro.
Segundo o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Marcos Pereira, o evento foi um sucesso e despertou a curiosidade e interesse da população.
“Podemos afirmar que o município teve um bom retorno financeiro, visto que os pilotos vieram com suas equipes e famílias, e assim, movimentara, a economia e o comércio local”, destacou o secretário.
Satisfeito com o resultado do Festival de Balonismo na cidade, o organizador do evento em conjunto com a Prefeitura, Antônio Lourenço, elogiou o carinho da população com o esporte.
“Foi um espetáculo, melhor do que eu imaginava. O tempo contribui para todos os dias e a população demonstrou entusiasmo pelo balonismo. Nosso objetivo, com o apoio da Prefeitura, é transformar Itaboraí na cidade do balonismo no estado do Rio de Janeiro, e quem sabe, futuramente, do Brasil. Posso afirmar que aqui é o melhor local do estado para a prática do esporte”.
Sete pilotos brasileiros representarão o país no Campeonato Mundial de Balonismo, que contará com representantes de 30 países. Dos brasileiros, quatro pilotos estiveram em Itaboraí nesses últimos dias e aprovaram a área grande e ampla, que facilita a decolagem e aterrissagem dos balões.
Popular entre os pilotos, por viajar o país inteiro acompanhando os festivais e campeonatos de balonismo, Heloísa Rebuar, 58 anos, mais conhecida como dona Helô, veio de Ubatuba, São Paulo, diretamente para Itaboraí.
“Eu sou artesã, e junto com minha família faço balões de cabaça que brilham no escuro. Acompanho o balonismo há 12 anos, e além de gostar do espetáculo, vendo meus balões. Adorei a cidade, um povo receptivo e simpático, assim como o povo carioca e o mineiro”.
Quem também chegou cedo para assistir o espetáculo foi o carpinteiro Jonas Feitosa, 37 anos, morador de Cabuçu, que trouxe seu filho de 5 anos.
“Na sexta-feira eu passei pela Avenida 22 de maio para ir trabalhar e fiquei encantado com o que vi. Achei tudo lindo, e meu filho ficou impressionado com o tamanho dos balões”, disse Jonas.


Balonismo

O Balonismo é um esporte aeronáutico, no qual o balão é considerado uma aeronave com uma matrícula registrada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu piloto deve ter habilitação especial.  O objetivo da modalidade é alcançar alvos pré-determinados e realizar provas verticais sob orientação de GPS, instalado em todas as aeronaves.

Há pilotos que vivem exclusivamente do esporte, realizando, também, voos de instrução, onde o interessado paga um valor acordado, que varia de acordo com a região e percurso. Os profissionais são treinados para passar calma durante o voo, deixando a pessoa livre para tirar fotografias e fazer filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares