sexta-feira, 16 de maio de 2014

Itaboraí começa a realizar cirurgias de catarata no Hospital Municipal


O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, começou, a partir deste sábado (10/05), a oferecer à população a realização da cirurgia oftalmológica para a correção da catarata, a facoemulsificação ultrassônica. Só neste fim de semana, foram realizados 22 procedimentos. A meta é a de que sejam realizadas 25 cirurgias por semana, já a partir do próximo sábado, totalizando 100 por mês. Para isto, a unidade conta com duas equipes, cada uma com um oftalmologista, um anestesista, um enfermeiro e técnicos de enfermagem.

“É com muita satisfação que passamos a realizar esse procedimento, que, além de melhorar a saúde, ajudará, também, a trazer dignidade e autoconfiança às pessoas, permitindo que elas possam melhorar a mobilidade e se sentir mais produtivas”, disse Marcos Souza, diretor geral do hospital.

O coordenador de oftalmolgia do Hospital Leal Júnior, Eduardo Jorge, explica como é a cirurgia:

"O procedimento consiste em retirar o cristalino, que é o óculos natural do olho humano e fica opaco de acordo com o avanço da idade, e introduzir uma lente no local. Aqui, estamos utilizando uma gelatinosa, que, inclusive, reduz o tempo da cirurgia (em média 20 minutos) e de recuperação (cerca de 15 a 20 dias)”, diz o médico.

Para passar pelo procedimento, o paciente precisa, antes, comparecer ao ambulatório de oftalmologia localizado na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), no Centro de Manilha, em Itaboraí. Lá, será avaliado e, conforme a necessidade, encaminhado para a operação gratuita. Após a cirurgia, é realizado um acompanhamento periódico na unidade.

“Já estava há dois anos aguardando por essa operação. Tentei em todos os lugares e fiquei feliz demais em poder fazer aqui, na minha cidade, e sem pagar nada”, disse Maria Érica dos Santos, 66 anos, aposentada, moradora do Centro de Sambaetiba, acompanhada da filha Rosimere Chaves.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que faz com que os raios luminosos não consigam atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade para enxergar com nitidez. É algo inevitável que ocorre em todas as pessoas com o avanço da idade, sendo o único tratamento feito através de procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares