domingo, 29 de dezembro de 2013

Programa de Controle da Tuberculose comemora bons resultados em Itaboraí


O Programa Municipal de Controle da Tuberculose apresentou, na manhã da quinta-feira (20), durante confraternização de Natal realizada no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, as ações desenvolvidas neste ano no “Grupo de Adesão aos Doentes de Tuberculose”.

Em Itaboraí, há cerca de 80 pacientes infectados pelo bacilo de Kock – vírus causador da tuberculose – em tratamento na rede pública. E mais 20 pessoas estão tomando preventivamente o medicamento para evitar o contágio da doença na família.

Atualmente, o município apresenta índice de cura de 75% e taxa de abandono de 6%. Em 2012, eram 10% de abandonos e 70% de curas. Este resultado positivo já está perto de atingir as metas pactuadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5% para abandono e 85% para cura.

Todos os pacientes que fazem o tratamento sem interrupção têm direito a vale transporte e cesta básica. Também são visitados diariamente pelos agentes comunitários de saúde para tomar a medicação. É o chamado Tratamento Diretamente Observado de Curta Duração (Dots), receitado pela OMS para evitar desistência dos pacientes.

Além do tratamento gratuito e supervisionado que o município oferece, a equipe do programa promove diversas ações educativas por meio de palestras, rodas de conversas, distribuição de material informativo em campanhas e ações sociais e atendimento nas unidades de saúde.

Cura - A cabeleireira Rosângela da Conceição Ribeiro, 47 anos, moradora de Ampliação, estava radiante porque conseguiu a cura com seu tratamento.

“Vou tomar meu último remédio no próximo dia 8. Mas a médica já me falou que estou curada. No início, estava muito desanimada. Minha família me isolou, ninguém queria chegar perto de mim. Fiquei extremamente triste e pensei que teria um infeliz Natal”, declarou. “Fui incentivada pela equipe do posto de saúde a não interromper o medicamento de jeito nenhum e não desistir de mim, apesar do enorme preconceito que muitos ainda têm sobre esta doença”, afirmou.

A coordenadora do programa municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, afirma que o município está perto de alcançar os objetivos e voltar a ser considerado cidade modelo para o país no controle à tuberculose, título alcançado em 2007.

“Nosso objetivo é ampliar o atendimento aos pacientes para melhorar a taxa de cura. Para isso, vamos reforçar a adesão ao tratamento e a redução ao abandono”, afirmou. "Se os pacientes forem bem tratados e tiverem uma boa alimentação o efeito da medicação se torna mais eficiente e o contágio é evitado”, explica Maria José, agradecendo o apoio e empenho da Cruz Vermelha de Itaboraí e do Núcleo de Educação e Saúde.

Dados - Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem elevadas taxas de incidência e de mortalidade por tuberculose e, por esta razão, figura entre os 22 países que respondem por 80% dos casos novos que ocorrem no mundo.

Dados do Estado do Rio de Janeiro de 2012 mostram que a taxa de cura em bacilíferos foi de 60%, sendo que o esperado pelo Ministério da Saúde é, no mínimo, 85%. Já a de abandono ficou em 12%. A capital tem a maior incidência de casos de tuberculose do país. Cerca de 80% da taxa de mortalidade do estado concentra-se em 14 municípios, entre eles está Itaboraí.

Sintomas - A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse persistente (seca no início, mas depois com secreção, pus ou sangue), cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado.

No caso de tosse contínua por mais de três semanas, é aconselhável que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito na rede pública, dura seis meses e não pode ser interrompido. Mais informações pelo telefone 3639-1852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares