terça-feira, 3 de dezembro de 2013

1º Campeonato Municipal de Taekwondo de Itaboraí tem mais de 80 atletas

Ao todo, 85 atletas participaram, neste sábado (23/11), do 1º Campeonato Municipal de Taekwondo de Itaboraí. Com caráter recreativo, e não competitivo, o evento teve o objetivo de incentivar ainda mais a prática do esporte entre os jovens estudantes do município.

“Fizemos um levantamento para saber quantos são e onde estão os núcleos de taekwondo na cidade, e vimos que o esporte é praticado em 10 escolas municipais e sete academias particulares”, diz Alexandre Arêas, subsecretário de Esporte e Lazer de Itaboraí. “A partir desses dados, criamos o campeonato, visando incentivar ainda mais nossos jovens a buscar no esporte um meio saudável de aprendizado e crescimento”.

O modelo do 1º Campeonato Municipal de Taekwondo não previa um campeão geral, e privilegiou os jovens do mirim até o juvenil. Os lutadores da categoria Adulto participaram do torneio como treinadores.

“Aqui, ninguém saiu como perdedor”, afirma Alexandre Arêas. “Quem venceu a luta ganhou medalha de campeão, e quem perdeu, levou para casa a de vice-campeão. Além disso, toda escola ou academia participante ganhou um troféu”.

Profissionais do esporte que vivem em Itaboraí prestigiaram o evento, como a lutadora Íris Tang Sing, recém-chegada de uma competição na Argentina, onde conquistou a medalha de ouro. Íris lidera o ranking nacional na sua categoria e é a provável representante do Brasil na Olimpíada 2016. Atualmente, ela se prepara para competir em Manchester, na Inglaterra, como uma das 32 melhores lutadoras do mundo.

Também presente ao evento, um dos precurssores do taekwondo em Itaboraí, o treinador Carlos Melo, elogiou a iniciativa da Prefeitura em realizar o Campeonato Municipal.

“Fui o primeiro faixa-preta de Itaboraí, e estou há 33 anos no taekwondo. Sempre batalhei pelo esporte na cidade, e só agora percebo um apoio verdadeiro da Prefeitura à modalidade. Já formei mais de 100 atletas faixa-preta e tenho a certeza de que, a partir dessa nova realidade, com a participação do Poder Público, temos condições de ir muito mais além”, observa Melo.

Pai dos gêmeos Luiz e Carlos Eduardo, de 13 anos, o militar da reserva Adilson Alcântara, 53, viu com alegria a participação de seus filhos no evento.

“Eles praticam taekwondo há apenas dois meses, e já estão participando desse campeonato, dentro das possibilidades de cada um. Isso é um grande incentivo, e certamente vai contribuir muito para a formação deles. A Prefeitura está de parabéns”, disse Adilson.

“Antes, a gente lutava jiu-jitsu, mas meu pai não gostou muito do ambiente da academia e achou melhor irmos para o taekwondo. Estou gostando, e quero virar um atleta profissional”, afirmou o garoto Luiz Eduardo, junto do irmão, ambos já com suas respectivas medalhas.

“Vou guardar essa medalha como lembrança, porque é a primeira de muitas que virão”, previu Carlos Eduardo.

O 1º Campeonato de Taekwondo foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, na Escola Municipal Marly Cid de Almeida Abreu, em Nancilândia. Para o evento, foram contratados árbitros devidamente certificados, e utilizados todos os equipamentos de segurança e infraestrutura idênticos aos adotados em competições profissionais. O evento contou com o apoio das secretarias de Saúde e de Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares