terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Itaprevi realiza 2ª edição do Programa Maturidade Saudável


O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi) realizou  a 2ª edição do programa Maturidade Saudável, desta vez em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Na ocasião, aposentados e pensionistas puderam realizar atividades socioeducativas, oferecidas por orientadores sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Reta.
O evento contou com oficinas de criação de artesanato, café da manhã, orientação psicológica gratuita e entrega aos beneficiários dos contracheques e de convites para a festa de Natal do Itaprevi, com o tema “Nosso Natal, nosso Itaprevi”, marcada para o próximo dia 16 de dezembro, a partir das 14h, no Esporte Clube Comercial. Cada aposentado e pensionista poderá levar um acompanhante.
Durante o café da manhã, o presidente do Itaprevi, Geraldo Saraiva, falou sobre a recuperação de parte do dinheiro da autarquia, que estava aplicado entre o ano de 2001 e 2012 na Cooperativa de Crédito Rural de Rio Bonito LTDA (Credi-RB).
“Recebemos, hoje, um cheque no valor de mais de R$ 5,5 milhões, 75% do valor que foi aplicado antes da liquidação do banco, em 2012. Agora, nosso comitê de investimentos se reunirá para definir a aplicação desta verba. O dinheiro é de vocês, uma garantia para o futuro de suas aposentadorias”.
De acordo com o Banco Central, o restante do dinheiro deverá ser repassado até abril de 2014.
Ainda segundo Geraldo Saraiva, tramita na Câmara de Vereadores, aguardando aprovação, o projeto de doação de um terreno localizado ao lado da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. Com a doação, realizada pela Prefeitura de Itaboraí, o Itaprevi construirá uma sede própria, visando garantir mais conforto para funcionários e beneficiários.
A primeira-dama de Itaboraí e coordenadora do projeto Vida em Movimento, a professora Ana Maria Cardozo, convidou os presentes a aderirem ao programa.
“Convido vocês, a partir dos 50 anos de idade, a conhecerem e participarem do Vida em Movimento. Tenho certeza que vão se apaixonar”, ressaltou Ana, que coordena o projeto, com aproximadamente 2 mil idosos, divididos em 25 polos pelo município.
As oficinas de criação de artesanato oferecidas no Itaprevi foram destinadas a homens e mulheres, com confecção de fuxicos para decorar bolsas de plástico e criação de tabuleiros de damas. Todos os trabalhos produzidos puderam ser levados para casa pelos beneficiários. A coordenadora dos Cras Osmarina Lopes lembra que estas oficinas trabalham com pessoas em situações de vulnerabilidade, não apenas financeira, mas também social.
A aposentada Hilda Silva da Costa, 75 anos, adorou ter confeccionado sua bolsa e um jogo de damas.
“Achei superlegal, e para minha mente foi melhor ainda. Sempre venho ao Itaprevi. A convivência e o amor com que nos tratam são maravilhosos”, disse, satisfeita, a moradora de Cabuçu.
Também participaram do evento o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco e outras autoridades municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares