terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Prefeitura de Itaboraí oferece curso gratuito de informática para idosos


Provando que idade não é documento, 128 idosos do projeto Vida em Movimento, vinculado a Secretaria Municipal de Habitação e Políticas Sociais, participam do curso gratuito de informática, destinado a homens e mulheres a partir dos 50 anos de idade. O projeto de Inclusão Digital, pioneiro em Itaboraí, é realizado na nova sede do projeto, situado na Rua Vicente Celestino, n°4, Quadra B, Lote 122, Centro da cidade.
Para a primeira-dama e coordenadora do Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, o objetivo do curso é incluir a tecnologia no dia a dia deles, minimizando o choque entre as gerações.
“Sabemos que nesta fase da vida, aumenta o grau de dificuldade no aprendizado, mas eles estão super-animados com as aulas. Já conseguem realizar simples tarefas e a autoestima está elevada, sendo este nosso principal foco”, destacou Ana.
Com duração de seis meses, o curso ensina as funções básicas da informática e internet. Os idosos aprendem as principais funções, como por exemplo, ligar e desligar o computador, calculadora, plano de fundo, data e hora, digitar e editar textos, enviar e receber e-mails, noções de redes sociais, dentre outros.
Ao todo, são 16 turmas, com oito alunos cada, divididos no horário da manhã e tarde, duas vezes por semana. Os alunos matriculados recebem material didático, disponibilizado pelo projeto.
Segundo a professora de informática Priscilla Alves, o trabalho é gratificante e vai além do conhecimento técnico.
“No começo, elas estavam pessimistas, achando que não iam conseguir. Viam a informática como um bicho de sete cabeças, mas agora tomaram a consciência que são capazes de vencer as barreiras”, disse a professora, ressaltando a dedicação das alunas.
Diagnosticada com mal de Parkinson, uma doença do cérebro que provoca tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar, em 2002, a aposentada Marlene Barbosa, 74 anos e moradora de Marambaia, passou sete anos sendo cuidada pelas filhas.
“Eu passei mais de um ano acamada, fazendo pouquíssimo movimentos. Foram anos difíceis na minha vida, mas que foi superado. Eu agradeço ao Vida em Movimento, projeto este que vejo como uma família. Só em ter a primeira-dama aqui conosco, sempre presente é muito bom. Quanto ao curso de informática está sendo maravilhoso, já comprei meu notebook e espero daqui a poucos dias poder usá-lo para editar os vídeos que filmo”.
Quem também comprou um computador e está toda animada com as aulas de informática foi a aposentada, Elba da Silva, 72 anos.
“O curso é ótimo, mas minha cabeça que é difícil. Agora que comprei o notebook vou poder praticar em casa o que aprendo aqui. Minha filha até me ajudou uma vez, mas ela não tem paciência. Acha a professora uma santa”, disse a moradora de Outeiro das Pedras, destacando a boa convivência e integração entre seus colegas de curso.
  Com aproximadamente dois mil inscritos, o Vida em Movimento visa resgatar a autoestima e o bem-estar da população de Itaboraí com mais de 50 anos, proporcionando melhor qualidade de vida, por meio do incentivo à prática de diversas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares