quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Itaboraí vai receber mais 7 médicos cubanos

Mais sete cubanos selecionados na terceira etapa do programa federal Mais Médicos começam a chegar a Itaboraí na  quinta-feira (12). Os profissionais vêm pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e não vão precisar passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior). Eles já chegarão com registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados. O grupo já passou por uma capacitação para adaptação à língua portuguesa e conhecimento sobre a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.

Nas duas edições anteriores, o Programa Mais Médicos enviou para Itaboraí nove profissionais para atuar nas Unidades de Saúde da Família de Santo Antônio, Monte Verde, Reta Velha, Vila Brasil, Areal, Sapê, Jardim Planalto, Cabuçu e Gebara. Desse total, cinco médicos têm diploma brasileiro e quatro são formados no exterior.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não foram definidas as Unidades de Saúde da Família em que os sete estrangeiros irão atuar, mas os que vierem serão distribuídos nos postos onde há sobra de vagas. Assim que chegarem, os médicos cubanos conhecerão os programas executados pela Atenção Básica e protocolos de atendimento na rede municipal de saúde.

O subsecretário de Atenção Básica de Itaboraí, Ronaldo Veiga, afirma que os médicos já participaram de outras missões internacionais e têm especialização em medicina familiar e comunitária.

“Este novo grupo supre a demanda atual da Secretaria Municipal de Saúde, que inicialmente era de 13 vagas”, afirmou. “Com o apoio deste programa, estamos combatendo um problema crônico, que assolava há tempos a cidade: a falta de médicos nos postos de saúde da família. Quem precisa de atendimento médico não pode esperar”, disse.

O contrato estabelecido pelo Mais Médicos é de três anos, com uma bolsa mensal de R$ 10 mil, curso de especialização e pagamento da Previdência. A jornada de trabalho é de 32 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, atendendo cerca de 4,5 mil pessoas/mês. O município ficará encarregado de custear alimentação e moradia para os cubanos.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff. Um de seus focos é ampliar a presença de médicos, brasileiros ou estrangeiros, no interior do país e nas periferias das
grandes cidades.

Monitoramento

Representantes da OPAS, do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde estiveram nesta quarta-feira (04) em Itaboraí para realizar o primeiro monitoramento da atuação dos médicos cubanos que foram selecionados pelo programa do Governo Federal.
A coordenadora do Programa Mais Médicos pela OPAS, Arelys Felicia Dorta Delgado, e as apoiadoras do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Camilla Franco, e da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Sobral, vieram conhecer os gestores, as condições de
trabalho, de moradia e das unidades de saúde, além de acompanhar o atendimento feito aos itaboraienses.
Elas visitaram a Unidade de Saúde da Família de Areal e puderam verificar as instalações do posto, bem como o trabalho de promoção e prevenção à saúde que está sendo executado pelo médico cubano Gustavo Mola. Antes dele ser designado para esta unidade, a população era atendida por plantonistas diante da dificuldade de contratação por parte do município de médicos em período integral.
"Viemos sentir a aceitação da população,o acolhimento e entrosamento com a equipe de saúde que já trabalha nesta unidade. Constatamos que os cubanos estão bem adaptados ao município. Itaboraí está oferecendo alimentação, moradia e transporte e o trabalho está sendo executado sem qualquer dificuldade", afirmou Arelys.
"Pudemos verificar que o médico está realizando um mapeamento dos pacientes hipertensos e diabéticos desta comunidade, também fez um cronograma para realização de visitas domiciliares e já está se familiarizando com a medicação e documentos que são enviados para os governos federal e estadual ", destacou Camilla.
 "Os profissionais do Mais Médicos vem pronto para trabalhar na atenção básica e contribuir para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento. A proposta é investir na prevenção e diminuir o número de pacientes que buscam o atendimento hospitalar para casos que devem ser tratados nos postos de saúde", frisou Juliana.
A próxima visita está programada para acontecer em março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares