quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Itaboraí faz campanha educativa para conservação da Praça Marechal Floriano Peixoto


A Prefeitura de Itaboraí inicia, em dezembro, uma campanha de conscientização da população visando a conservação da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, que foi revitalizada recentemente para receber a Itaflores, exposição de plantas ornamentais dos produtores do município. Equipes da Guarda Municipal serão as responsáveis por orientar a população.
“Nossa ideia é fazer com que o cidadão se conscientize cada vez mais a respeito da necessidade de preservar esse patrimônio importante da cidade, principalmente após a revitalização”, explica José Roberto Salles, assessor técnico da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, responsável pela campanha..
Além da preservação dos equipamentos e do próprio espaço físico da Praça Marechal Floriano Peixoto, Salles também pede aos usuários do local que atendam às normas sobre a observação dos horários nos quais se deve respeitar a Lei do Silêncio.
“Principalmente após a revitalização, o movimento na Praça aumentou, e há casos de moradores que se sentem incomodados com o barulho produzido após as 22h. É importante que haja uma convivência harmoniosa entre todos os cidadãos”, ressalta José Roberto.
Outro aspecto importante, e que também será fiscalizado pela Guarda, é a necessidade de se conscientizar as pessoas quanto a não urinar na Praça.
“Não creio que isso seja um problema crônico, mas ainda há, infelizmente, quem utilize a Praça como banheiro público. Num primeiro momento, vamos fazer um trabalho de conscientização para, em seguida, fiscalizar e punir esse tipo de atitude”, garante Salles.
A intensificação das ações de conscientização e fiscalização ocorre após a implantação, pela Prefeitura, do Centro de Convivência Familiar da Praça Marechal Floriano Peixoto, que designa o espaço como área de lazer, cultural e gastronômica, deixando a cargo da Secretaria de Segurança e Defesa Civil a responsabilidade pelo ordenamento público e vigilância do local.
A Secretaria fará, em breve, uma reunião com os arrendatários dos quiosques e com os proprietários dos bares localizados no perímetro da Praça para buscar o entendimento junto à Prefeitura e fortalecer a conscientização dos frequentadores. Logo após, será feita uma panfletagem educativa, antes das ações de fiscalização.
A revitalização da Praça Marechal Floriano Peixoto é um dos legados da Itaflores, realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O local recebeu um parquinho infantil, com a instalação de diversos brinquedos, e o plantio de centenas de mudas de árvores e plantas ornamentais por todo o espaço, que também teve o gramado revitalizado.

Minha opinião:
Vocês sabem que essa é uma briga antiga minha, briguei muito pela revitalização da praça e conscientização dos usuários, com o uso da guarda municipal.
Parabéns Prefeitura pois nossas crianças precisam de um espaço e esse espaço estava lá, abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares