sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Itaboraí é inserida no Guia do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro



O município de Itaboraí, representado pelo presidente de sua Fundação Cultural, Cláudio Rogério Dutra, e uma comitiva de funcionários da Divisão de Patrimônio, da Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), participaram, na noite da segunda-feira (16), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do lançamento do livro "Guia do Patrimônio Cultural – Bens tombados pelo Estado do Rio de Janeiro".

O livro contém histórias de bens de diversos municípios do Estado, incluindo Itaboraí, por meio de três bens tombados: a Câmara Municipal de Vereadores, as Ruínas do Convento de São Boaventura e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas.

         Na ocasião, Itaboraí consolidou-se como um dos municípios com mais ações de valorização e preservação de todo seu patrimônio histórico, inclusive com legislação própria. Segundo Cláudio Rogério, depois do reconhecimento de Itaboraí como cidade histórica, pelo Ministério da Cultura, o município tem atraído mais olhares, visibilidade e atenção das principais instituições de pesquisa e de promoção cultural.

         “Isso se deve à implantação de novos equipamentos culturais e ao processo de criação do Centro de Memória. Itaboraí está conseguindo crescer e alcançar o progresso, sem perder seu referencial histórico”, disse o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí.

         Os três exemplares do Guia de Patrimônio Cultural recebidos pelas mãos do representante do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (Inepac), Sérgio Linhares, farão parte do acervo do Departamento de Patrimônio Material da Chat, e ficará disponível para pesquisas.

        A representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que atua como fiscal do convênio de termo de cooperação com a Chat, Mônica da Costa, também acompanhou a comitiva de Itaboraí.

O Viva Itaboraí foi usado como fonte de pesquisa para esse livro

Obrigada mais uma vez pela credibilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares