sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mais 11 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos chegam a Itaboraí


Onze médicos vindos de Cuba foram recepcionados na manhã da sexta-feira (13) no Salão Nobre da Prefeitura de Itaboraí pelo Secretário Municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. Os profissionais do programa “Mais Médicos” do Governo Federal já foram aprovados nos cursos de capacitação e estão prontos para receber do Ministério da Saúde o registro provisório de trabalho. Eles se juntarão ao grupo de quatro estrangeiros e cinco brasileiros que já estão atendendo nas unidades de saúde do município.

Após dar as boas-vindas, o gestor comentou sobre a importância dos médicos cubanos para os atendimentos na rede de Atenção Básica.

“Vamos oferecer todas as condições de trabalho necessárias. A partir de segunda-feira (16), vocês começam um treinamento para conhecer nossas unidades e programas de saúde para entender melhor o funcionamento da nossa rede municipal”, esclareceu Edilson.

Após essa etapa, eles vão assistir à população das comunidades de Joaquim de Oliveira, São Joaquim, Porto das Caixas, Monte Verde, Nova Cidade, Itambi, Agrobrasil, Visconde, Quissamã, Reta Velha e Ampliação. A prevenção de doenças e a promoção da saúde das famílias nestes locais serão as prioridades destes médicos.

Cobertura

Atualmente, Itaboraí possui 39 postos de saúde, que representam 70% de cobertura do município.

“Nosso objetivo é atingir 100% de cobertura. Não é uma tarefa fácil. É um desafio grande, mas que é possível. Por isso, apoiamos integralmente o programa e estamos dispostos a enfrentar todas as
resistências, dificuldades e impasses que poderão surgir, principalmente contra os médicos estrangeiros. Temos que inovar, procurar avançar e ouvir a demanda da nossa população para garantir atendimento digno e de qualidade a todos, principalmente em lugares de mais difícil acesso”, frisou Edilson.

Otimismo e animação

O médico cubano Joel Torres Armenteros, de 49 anos, está ansioso para começar a missão em Itaboraí. Entre 2001 e 2004, o clínico trabalhou em dois municípios do Estado do Tocantins, onde havia muitos casos de hanseníase e leishmaniose visceral, doenças que têm cura.

“A única vez que saí de Cuba foi nessa época, e para vir ao Brasil. Agora, estou de volta para dar minha contribuição aos moradores deste município. Estamos preparados para agir e prestar um bom serviço à população, oferecendo aos pacientes o melhor atendimento possível”, afirmou Joel Torres, que é formado pela Universidade da Província de Camaguey, casado e pais de duas filhas, também médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares