domingo, 1 de dezembro de 2013

Itaboraí pode ser primeira cidade do Brasil a receber programa da ONU

Representantes da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido, na sigla em inglês) estiveram em Itaboraí em 21/11 para iniciar as conversas com a Prefeitura sobre a implantação, no município, do programa “Atividade produtiva para jovens: investindo para o Brasil do futuro”, destinado a capacitar microempreendedores com idade entre 18 e 29 anos. A cidade pode ser a primeira do Brasil a ser contemplada.
“Esse projeto é genial. Vai servir para abrirmos a cabeça dos nossos jovens empreendedores para as novas oportunidades que estão surgindo no mercado. Além disso, vamos buscar fazer com que eles se integrem, fornecendo ajuda e sendo ajudados, facilitando o crescimento de todos e, em consequência, de Itaboraí”, disse Wolney Trindade, secretário municipal de Habitação e Políticas Sociais.
A ideia, no primeiro momento, é contemplar 1.200 jovens que possuam talento e projeto de vida, mas não tenham condições financeiras nem organização para iniciar os investimentos. A eles serão fornecidos treinamento gratuito, disponibilização de material online, infraestrutura de comunicação entre os participantes, financiamento de conteúdo, apoio estratégico e financeiro, auxílio na divulgação e facilidade para legalização do microempreendimento.
“Nosso foco é fazer com que o jovem observe na comunidade onde vive uma forma de investir e ser dono de seu próprio negócio. Um óleo de cozinha, por exemplo, serve para produção de biodiesel. Alguém que perceba esta oportunidade pode lucrar em cima disso. Com as pessoas abrindo os olhos e conseguindo ganhar seus sustento nas próprias comunidades, temos um reflexo bom no trânsito, por exemplo, pois muitos deixarão de se deslocar de seus bairros”, disse Claudio de Mendonça, diretor executivo da Alumni, empresa que dá suporte ao programa.
A meta é fazer a implantação já no primeiro semestre de 2014. Itaboraí foi escolhida por estar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que receberá, nos próximos anos, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O objetivo é aproveitar os megaeventos para gerar impactos sócio-econômicos positivos na localidade.
Agenda 21
O evento ocorreu durante reunião do fórum da Agenda 21, parte da Semana Global de Empreendedorismo, que ocorre simultaneamente em 131 países. Em Itaboraí, houve, ainda, três paineis de discussão: “Empreendedor ou empregado: qual a sua função?”, “Cursos tecnológicos, superiores de graduação tecnológica ou tradicionais, múltiplas oportunidades de especialização” e “Como legalizar sua empresa”, esta com participação das secretarias municipais de Fazenda; Meio Ambiente e Urbanismo; Trabalho e Renda; e Indústria, Comércio e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares