sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Itaboraí ajuda dependentes a largar vicio do cigarro


Seis pacientes do Programa de Controle do Tabagismo de Itaboraí comemoraram o final de 12 meses de tratamento e o fato de, finalmente, após vários anos, conseguirem parar de fumar. Na quarta-feira (18), eles receberam certificado de abandono do cigarro há mais de um ano durante festa de confraternização realizada no anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde. Os ex-fumantes foram recebidos com um lanche e assistiram a uma palestra com o enfermeiro Vinícius Motta, sobre a história do tabagismo e como a indústria da publicidade influência na conquista de novos adeptos ao vício.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Município, Tatiana Vieira Mattos, atualmente 193 fumantes estão na luta para deixar o fumo em Itaboraí. A estimativa é de que 20% destes deixem o vício após 12 meses de tratamento. E das pessoas que tentam parar de fumar por conta própria, apenas 3%, com muito esforço, conseguem.

“Só participa do programa quem realmente quer parar. Tem que ter a
vontade. O tabagismo é considerado pela comunidade médica uma doença gravíssima e um problema de saúde pública. Uma de nossas metas é mostrar aos dependentes a importância de procurar tratamento
especializado para deixar o hábito causado pela nicotina”, afirmou Tatiana.

Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que quase 80% dos
fumantes acenderam o primeiro cigarro com menos de 20 anos, e 20% com menos de 15 anos. Foi o caso do jornalista Lauro Pereira de Castro, 79 anos, que começou a fumar aos 12. Procurou a ajuda do programa depois de ser diagnosticado como portador de tuberculose.

“Foram 66 anos fumando sem parar. Eu morava na roça e, para espantar os mosquitos, meus pais acendiam fumo enrolado na palha. Comecei a fumar escondido, de brincadeira. Depois, fui comprando. Já cheguei a fumar 40 cigarros por dia. Mas em janeiro deste ano, iniciei um tratamento para tuberculose e, mesmo assim, não consegui parar de fumar. Só depois que fiquei curado é que entrei neste programa para largar o fumo. Faz três meses que não coloco um cigarro da boca. Já engordei um pouco e sinto que estou com mais fôlego, porque consigo andar mais rápido. É o que é melhor: estou deixando de jogar fora cerca de R$ 300 todo mês. Sempre há tempo de mudar de vida”, refletiu o morador do Jardim Bela Vista.

Tratamento

O programa oferece ao paciente apoio de profissionais de psicologia e assistência social, como também medicamentos, em caso de necessidade. É desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde, com a cooperação do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Consiste em tratamento que conta com troca de experiências entre os fumantes decididos a deixar o hábito de fumar, além de reforço com medicamentos (para os casos de crises de abstinência), acompanhamento psicológico e médico, se necessário, além do testemunho de quem já conseguiu parar de fumar.

Inscrições

Os interessados em abandonar o vício do cigarro devem
morar em Itaboraí e comparecer pessoalmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo, localizado na Avenida Vereador Hermínio Moreira, s/nº, Centro (antiga sede da secretaria municipal de Saúde). O tratamento também é realizado nas Unidades de Saúde da Família de Itambi (Rua Rui Barbosa, 01), Reta Nova (Rua 9, Quadra 42 s/n), e Santo Expedito (Rua Magalhães, lote 15, Outeiro das Pedras). Mais informações no telefone 3639-1852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares