segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Itaboraí realiza 1° Fórum dos Conselhos Escolares do Município


            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da subsecretaria de Gestão e Articulação, realizou, na manhã da quarta-feira (27), no Rotary Club, o 1° Fórum dos Conselhos Escolares de Itaboraí. Com o tema “Gestão democrática: a participação da comunidade escolar no fazer pedagógico da escola”, o evento contou com aproximadamente 300 pessoas, entre elas os conselheiros das 86 unidades escolares, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
            Em seu discurso, a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, reafirmou a alegria em poder participar deste encontro.
“Temos investido em encontros como este, porque acreditamos que só se faz uma gestão democrática com a participação de todos. Durante 10 anos que fui gestora escolar, percebi a importância de contar com a força de um grupo de conselheiros ativo, que podem ser o segredo de uma boa gestão”, destacou Susilaine.
            Sendo um órgão colegiado responsável pela gestão da escola, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários, os conselhos escolares de Itaboraí possuem atualmente 850 conselheiros envolvidos. Sua função é consultiva, deliberativa, normativa, fiscalizadora e avaliativa no planejamento financeiro das unidades escolares. Cada conselho escolar pode ter entre 8 e 27 membros, dependendo do número de alunos da escola. A eleição acontece a cada dois anos e a última ocorreu em março deste ano.
            Para a palestrante e coordenadora estadual dos Conselhos Escolares, Silma Cleris, é de suma importância que a comunidade esteja envolvida nas decisões da escola
        “Todos são importantes, principalmente os servidores não docentes, pais, responsáveis e alunos, como forma de consolidar os conselhos escolares, tornando-os representativos”, disse.  
        Além dos banners expostos no salão de eventos, com os trabalhos pedagógicos desenvolvidos por intermédio dos conselhos escolares, como por exemplo, adequação de espaços para área de lazer e reformas, 10 escolas previamente selecionadas puderam apresentar seus projetos. Dentre elas, a Escola Municipal Clara Pereira de Oliveira, em Nova Cidade. Segundo o diretor adjunto, Genilson Pereira da Silva, a relação da instituição de ensino com o conselho escolar é de envolvimento, parceria e diálogo com a comunidade.
            “Primeiramente, gostaria de ressaltar minha alegria em fazer parte da gestão da escola onde já fui aluno, há 11 anos atrás, estudando do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Quanto ao nosso projeto, intitulado de 'Gestão Participativa: uma questão de planejamento', foi essencial o apoio do conselho. Através dele conseguimos este ano realizar a instalação de toldos, protegendo os alunos do sol e da chuva, e a melhoria do reservatório de água”, afirmou.
            Para a subsecretária de Gestão e Articulação, Maria Lúcia da Silva, o objetivo do fórum é promover a participação democrática de todos que estão envolvidos com a questão da Educação.
“Por isso investimos na formação e empoderamento dos conselhos escolares, onde o intuito é fazer com que eles trabalhem em parceria com a gestão escolar na perspectiva de uma Educação democrática e participativa”.
            Membros do conselho escolar da Escola Municipal Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no Areal, os alunos Douglas Veríssimo e Gleiton André de Oliveira, ambos com 15 anos, também deram seus depoimentos quanto suas participações no conselho.
            “Nós sempre fomos muito bagunceiros e “reclamões”, agora que fazemos parte do conselho escolar temos a consciência da verba que a escola recebe, os gastos, dentre outros. E passamos isso para os nossos colegas, de aluno para aluno, e eles nos escutam”, disse Douglas, aluno do 9° ano do ensino fundamental, ressaltando que mesmo após sair da escola continuará fazendo parte do conselho escolar. “Eu fui abraçado pela escola, como posso não abraçá-la?”.
       Participaram também do Fórum, os subsecretários de Educação e Cultura de Itaboraí, o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de São Gonçalo, Paulo Antunes e representantes do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) dos municípios de Quissamã, Belford Roxo, São João de Meriti e Macaé.
      Para o representante do Gafce de Belford Roxo e coordenador do curso de Conselho Escolar da Universidade Federal Fluminense (UFF), Davi Arcenio, Itaboraí está de parabéns quanto seus conselhos escolares. “O que vi aqui hoje não vi em outros municípios do Rio de Janeiro. Eu como pesquisador vou propagar e replicar a experiência que obtive neste fórum, nesta manhã proveitosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares