quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Itaboraí reestrutura Programa de Escolinhas Comunitárias de Futebol



                A Prefeitura de Itaboraí iniciou, na terça-feira (10/12), um processo de reestruturação do Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias (Paec), que agora passará, além de ensinar futebol, a envolver os alunos em atividades educativas, instruções sociais e orientações para a prevenção de doenças, inclusive facilitando o atendimento e o tratamento não apenas das crianças e adolescents, como de suas famílias na rede municipal de saúde.
               
            "Sempre fui um apaixonado pelo futebol. Tanto que, quando fui vereador, apresentei um projeto de lei tornando não edificáveis os campos de Itaboraí. Infelizmente, na época, não foi aprovado pela Câmara. Mas nunca desisti de apoiar o esporte, que é um excelente caminho para formar o cidadão. Só tenho a parabenizar as pessoas que dedicam parte de seu tempo para ensinar. Vocês são verdadeiros heróis", disse o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, dirigindo-se aos representantes das escolinhas.
             
            No evento, ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura, foram distribuídas bolsas a todos os treinadores cadastrados presentes. Nelas estavam redes, quatro bolas de futebol, 12 cones e 22 coletes para serem utilizados nos treinamentos. O Itaboraí Vôlei Clube, apesar de praticar outra modalidade, também foi lembrado devido ao bom trabalho feito na cidade.

            "Encontramos várias dificuldades quando assumimos a pasta, mas sempre fiz questão de prestigiar todas as competições. Hoje é um resgate e um aperfeiçoamento de um programa que vai nos ajudar a fazer um 2014 ainda melhor do que foi este ano. Itaboraí tem jogadores muito bons em todas as faixas etárias, e é um prazer contribuir com a formação deles", disse o secretário municipal de Esporte e Lazer, Sérgio Gil.

            Durante a solenidade, o subsecretário de Esporte e Lazer, Alexandre Arêas, foi o responsável por apresentar as principais atividades desenvolvidas pela pasta ao longo de 2013. Dentre elas, a realização de competicões com seis categorias de futebol masculino, além do feminino e o comunitário, que foi uma forma de contemplar os times não-federados a disputarem um campeonato organizado pela Secretaria.

            Taekwondo, voleibol e handebol tiveram sua primeira edição competitiva oficial neste ano. Houve, ainda, a adesão ao programa VivaVôlei, a capacitação do mini-basquete e a presença da seleção master do Botafogo de Futebol e Regatas no Estádio Municipal Alziro de Almeida (Alzirão).

            "Nossa ideia com a reformulação do Paec é dar um salto para além dos gramados. Sem contar o talento dos jogadores, temos professores muito bons na cidade. Mas entendemos que necessitamos ir além. Verificar se uma criança de um certo time não está frequentando as aulas e conversar com a Secretaria de Educação e Cultura para saber o motivo e poder ajudar. Agilizar, em conjunto com a Secretaria de Saúde, em um possível exame que um pai de aluno precisa fazer mas não está conseguindo. Fortalecer a orientação para não perdermos alguém para as drogas. Estas são algumas de nossas missões, para as quais contamos com a colaboração de todos" - disse Arêas.

              O Paec conta, atualmente, com 26 escolinhas. Após a realização de recadastramento pela Secretaria de Esporte e Lazer, foram levantados, além dos pontos a serem aperfeiçoados, as localidades onde não houve aulas por algum motivo. A Prefeitura está resgatando mais seis unidades, somando 32 escolinhas que estarão aptas a fazerem seus trabalhos em 2014.

               "Ficamos parados por quase dois anos. Nem esperava esse contato da Prefeitura para nos ajudar. Lido com futebol há mais de 15 anos, e posso dizer que, hoje, volto a ter uma perspectiva", disse o treinador Mendes, presidente da Escola de Futebol Manilhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares