segunda-feira, 2 de setembro de 2013

“SuperNanny” faz palestra no lançamento do projeto “Escola para Famílias” em Itaboraí


Uma das pedagogas mais famosas do Brasil, Cris Poli, também conhecida por apresentar a versão brasileira do reality show SuperNanny, no SBT, deu uma aula à população de Itaboraí durante o lançamento do projeto “Escola para Famílias”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O evento reuniu pais e responsáveis na sede da Associação dos Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), no bairro Outeiro das Pedras, no último sábado (31), quando a palestrante apresentou o tema “Educação para o sucesso: disciplina, afeto e cuidado”. Na ocasião, ela falou sobre sua experiência de 40 anos dedicados à Educação Infantil e do conhecimento adquirido nos sete anos de exibição do programa SuperNanny na TV.

No encontro, o Prefeito Helil Cardozo, acompanhado dos vereadores Rosana Rosa (PC do B), Clemilson Mixaria (PSDB), Souza de Manilha (PTC) e Bil (PDT), falou sobre a importância de se investir numa educação de qualidade para os filhos, para que estes consigam realizar seus sonhos.

“Sempre acompanhei meu pai em sua trajetória política e herdei dele o sonho de ver a minha cidade com mais qualidade de vida e melhor para todos. Ainda jovem, sonhei em ser prefeito desta cidade, fui quatro vezes vereador e hoje estou no cargo que tanto desejei. Aqueles que sonham têm ideias, e foi a partir de uma imaginação que surgiu este projeto e a vinda da Cris Poli até Itaboraí. Estamos aqui porque queremos uma educação exemplar em nosso município, com a participação da família e de toda a sociedade”, afirmou Helil Cardozo.

O projeto “Escola para Famílias” irá atender cerca de mil alunos do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) até dezembro deste ano. O objetivo é fortalecer e estreitar a relação entre as famílias e a escola, tendo em vista o sucesso na aprendizagem das crianças que estudam na rede municipal de ensino. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, o “Escola para Famílias” irá marcar a trajetória dos alunos que iniciam a vida escolar na cidade.

“Nosso trabalho é feito em função das famílias. O lançamento deste projeto na rede municipal de ensino servirá para acompanhar os alunos ao longo deste período. A partir de hoje, contaremos ainda mais com a parceria dos pais e responsáveis para estreitar esse relacionamento. Vamos andar e pensar juntos sobre a educação infantil, traçar direcionamentos e conduzir melhor nossas crianças ao longo de sua experiência escolar”, ressaltou Susilaine, acompanhada da coordenadora do ciclo de alfabetização, Alessandra Barbosa Vieira.

Durante uma hora, Cris Poli destacou os princípios e valores básicos de educação, que devem ser passados pelas famílias às crianças, sobre a importância do contato pessoal, de passar mais tempos juntos, sem interferência de televisão ou de outros aparelhos eletrônicos.

“Vivemos uma época preocupante em que os pais estão 'terceirizando' a educação dos filhos, deixando-a a cargo da escola, avós e babás. Temos que otimizar o tempo livre quando estivermos em casa, mesmo após chegarmos cansados do trabalho. Precisamos ter paciência para repassar os ensinamentos positivos, não de permissividade. Educar não é fácil. É trabalhoso, doído, estressante e muito desgastante, mas vale a pena”, ressaltou Cris Poli. “Durante a gravação de cada programa, estabeleço um vínculo forte com as famílias. Durante estes sete anos, já visitei 150 casas. Em algumas, continuo tendo contato e percebo que 80% das dicas sobre disciplina, regras, autoridade dos pais, respeito e, sobretudo, amor continuam sendo aplicados na rotina da família, mesmo após o crescimento das crianças, o que é bom”, acrescentou a educadora de 68 anos, casada há 45, mãe de três filhos e avó de cinco netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares