quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Itaboraí quer ampliar parcerias com o Iphan

Cooperação técnica inclui a Casa Heloísa Alberto Torres e deve ser prorrogada

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) demonstrou interesse em renovar a parceria que mantém com a Prefeitura de Itaboraí em relação ao uso, pelo Município, da Casa Heloísa Alberto Torres (Chat), no Centro da cidade, que funciona como sede da Fundação Cultural de Itaboraí (FCI). Além de servir à administração da FCI, o local também abriga exposições e outros eventos culturais de importância para a região.

A notícia foi dada ao presidente da FCI, Cláudio Rogério Dutra, pelo próprio superintendente do Iphan, Ivo Barreto, durante encontro da Academia Ferroviária de Letras (AFL), realizado semana passada na sede da Cia Trem de Ferro Corcovado, no Rio. A cooperação técnica entre a Prefeitura e o Iphan venceu em maio de 2013, e foi renovada até o fim deste ano. A expectativa é a de que a parceria se estenda, ao menos, por mais cinco anos.

Na oportunidade, Ivo Barreto disse ainda que pretende ampliar as ações em conjunto com a Prefeitura e manifestou o desejo de visitar, em breve, a Casa Heloísa Alberto Torres.

“Renovar com o Iphan, com o aval do competentíssimo Ivo Barreto, é muito importante para um município que entende a importância de progresso com valorização da memória e da cultura”, disse Cláudio Rogério.

Durante o encontro da AFL, o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí comunicou aos participantes o início das obras de revitalização urbanística no antigo túnel ferroviário de Porto das Caixas, notícia comemorada pelos membros da Academia.

“Essa ação é um grande passo para Itaboraí na reconstrução de sua identidade cultural, fragilizada nos últimos anos com a desfragmentação da cultura. O prefeito Helil Cardozo sempre manifestou o desejo de fortalecer a cultura de Itaboraí e recuperar seu valor”, completou Cláudio.

A Casa Heloísa Alberto Torres abriga os últimos dias da exposição “Achados arqueológicos da Vila de Santo Antônio de Sá”, com peças antigas encontradas durante as escavações no terreno que abrigará o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A Casa fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro – Itaboraí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares