terça-feira, 10 de setembro de 2013

Crianças tem aula de saúde bucal em Itaboraí


Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Profª Marly Cid de Abreu, em Nancilândia, tiveram uma aula de cuidados com a saúde bucal  por meio do projeto “É Sorrindo que se Aprende”. O objetivo foi orientar os alunos sobre a escovação e manutenção da higiene da boca. Durante o evento, foram distribuídos 70 kits de prevenção contendo escova, fio e creme dentais.

Realizado pelo Programa Municipal de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, através do Programa Saúde nas Escolas, a atividade foi marcada pela apresentação de um bem-humorado espetáculo teatral, com a participação dos alunos, mostrando a maneira correta de escovar os dentes e a importância de ir ao dentista regularmente.

Para mostrar o desenvolvimento de uma cárie, os pequenos deram vida a germes, bactérias, flúor, dentes, fio dental e escova de dente. Profissionais da saúde também deram uma aula de escovação às crianças, com aplicação de flúor.

“Aprendi que preciso passar fio dental todos os dias, e que a escova de dentes tem de ser trocada a cada seis meses, senão cria bactérias”, disse a estudante Queriane Reis Moreira, de 8 anos.

Coube ao cirurgião-dentista Luiz Carlos dos Santos explicar como uma boa escovação pode combater as cáries e demais doenças da boca. Ao final, cada criança recebeu aplicação de flúor e levou para casa um kit com pasta, escova e fio dental.

 “Procuramos falar uma linguagem simples e lúdica para que eles possam entender a mensagem, memorizar e levar o conteúdo para casa. É essencial que os pais também participem, acompanhando as crianças. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou.

 O “É Sorrindo que se Aprende” também coloca à disposição das escolas dois odontomóveis, consultórios móveis odontológicos que vão até a escola oferecer aos estudantes atendimento de clínica básica, como restaurações dentárias, extrações e aplicações de flúor. Até o final do ano, mais de 32 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino serão beneficiados com o projeto, incluindo as crianças matriculadas nas creches da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares