sábado, 7 de setembro de 2013

Quatro profissionais se apresentam em Itaboraí pelo programa Mais Médicos


Quatro profissionais formados no Brasil inscritos no Mais Médicos se apresentaram para atuar em Itaboraí. Os clínicos, que optaram para atuar no município, ocuparão vagas nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Monte Verde, Santo Antônio, Reta Velha e Sapê, a partir de segunda-feira, 9 de setembro. Para confirmar o início do trabalho no programa, os médicos apresentaram documentos pessoais, além do diploma, registro profissional e termo de adesão devidamente assinado.

O programa “Mais Médicos” é desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de médicos, principalmente nos municípios do interior e periferia das grandes cidades. A União tem a responsabilidade de levar o médico ao município, custear a bolsa mensal de R$ 10 mil, o curso de especialização e a Previdência. Já a Prefeitura paga pela moradia e alimentação. Na hipótese de desligamento voluntário do programa em menos de 180 dias, poderá ser exigida a restituição dos valores das ajudas de custo.

Ao longo desta semana, os médicos participarão de um curso de ambientação e apresentação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), dos programas executados pela Atenção Básica e do Sistema de Informação da Atenção Básica/SIAB do Ministério da Saúde.

Morador de Venda das Pedras, o médico generalista Márcio Alexandre Machado Sales, 39 anos, foi designado para a USF do Sapê. Otimista, ele acredita que pode contribuir para melhorar o serviço de saúde do município.

"Creio que nosso trabalho e o contato mais próximo com os pacientes possam ajudar a diminuir o inchaço do nosso hospital municipal”, disse o médico, que se formou há 10 anos, não fez residência, e vê a saúde da família como uma forma de especialização.

De acordo com o secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, a estimativa é a de que cada profissional cubra entre 3 mil a 4 mil pessoas nos programas de saúde da família. Itaboraí também já está inscrita para segunda fase do Mais Médicos. Em outubro, o Ministério da Saúde deve encaminhar novos profissionais para compor a rede de saúde do município.

“A falta de médicos é um dos maiores gargalos na saúde do país e também de Itaboraí. Como profissional da área, acredito que o governo está tomando medidas para distribuir, com mais equilíbrio, estes clínicos, convocando força de trabalho para começar a atuar rapidamente em locais com maior dificuldade para reter médicos”, afirmou Edilson Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares