terça-feira, 10 de setembro de 2013

Assistentes sociais participam de curso sobre violência contra crianças e adolescentes

Município terá Núcleo de Atendimento e poderá sediar Seminário Regional

Servidores que integram a rede de proteção social de atendimento a crianças e adolescentes de Itaboraí iniciaram um curso de capacitação visando o aperfeiçoamento profissional nas questões relacionadas às políticas de prevenção de casos de violência envolvendo a população mais jovem. A aula inaugural, para 60 servidores, foi presidida pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, que ressaltou a importância da ação, a partir do processo de expansão vivido por Itaboraí por conta da chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

“O Comperj está aí, com suas obras atrasadas e benefícios propostos sem contemplar as famílias. A gestão municipal anterior não acompanhou a demanda e a oferta, e só se fala em impacto ao meio ambiente, esquecendo-se de abordar também o impacto social”, observa Audir Santana. “O prefeito Helil Cardozo está atento, e como presidente do Conleste (consórcio que integra 15 municípios do Leste Fluminense), também vem buscando, junto a Petrobras, as compensações sociais para a região”.

Após a conclusão do curso, a próxima meta, segundo Audir, é a instalação, em Itaboraí, do Núcleo Especial de Atendimento a Criança e Adolescente (Neaca), cuja proposta será encaminhada ao prefeito Helil Cardozo. Marisa Chaves, coordenadora estadual do Movimento de Mulheres e Conselheira Estadual de Assistência Social, responsável pelo curso na cidade, comemorou a proposta de instalação do Neaca-Itaboraí.

“Este curso, com duração de 20 horas, não terá custo para ninguém. Temos o apoio da Petrobras, e vamos todas às segundas-feiras de setembro, das 13h às 17:00 horas, ministrar palestras e oficinas. Já em dezembro, promoveremos o Seminário Regional, e o nosso parceiro, Audir Santana, já adiantou que Itaboraí se candidata a sediar o evento, envolvendo os 15 municípios que compõem o Conleste”.

Membro do Conselho Tutelar de Itaboraí, Hamilton de Mello elogiou a iniciativa da prefeitura em realizar o curso e afirmou que, nos últimos anos, a violência sexual contra crianças e adolescentes cresceu bastante na cidade. A gerente da Fundação da Infância e do Adolescente no município, Rosemary Caetano, já conhece e recomenda o curso oferecido aos servidores.

A aula inaugural foi ministrada pela professora Andréa Ledig, que abordou o tema “Marco Legal - Análise de legislação internacional e nacional de garantia do direito da criança e do adolescente”. Nas próximas aulas, serão abordadas questões como a finalidade das instituições que compõem a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente vítimas de violência doméstica e sexual e a análise conceitual das diversas dimensões da violência doméstica e sexual perpetradas contra crianças, adolescentes e mulheres, entre outros assuntos.

As aulas serão ministradas no auditório da Secretaria de Esporte e Lazer de Itaboraí, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares