segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Itaboraí começa a disponibilizar vacina contra catapora


A partir desta terça-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí começa
a oferecer vacinas contra varicela, mais conhecida como catapora, nas unidades de saúde do município que já ofereçam algum tipo de vacinação. Mil doses serão disponibilizadas para serem aplicadas em crianças a partir de 15 meses de idade (nascidas a partir de 01/06/2012), até menores de 2 anos, desde que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral. A medicação irá compor o calendário nacional de vacinação.

A maior época de surtos da doença ocorre dos mêa de agosto a novembro. A principal manifestação clínica é caracterizada pela presença de vesículas (pequenas bolhas) disseminadas em todo o corpo,
que evoluem para crostas até a cicatrização (em torno de cinco dias).

De acordo com o coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos da Zecretaria Municipal de Saúde, Valter Montes, agora o calendário de vacinação para crianças de 15 meses “tem mais uma picadinha agregada”: além da vacina tríplice bacteriana, contra difteria, tétano e coqueluche, o reforço da pneumo 10 e a gotinha contra a poliomielite, a criança também vai tomar a tetraviral, que protege contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola.

“Essa não é uma vacina de campanha. Ela será aplicada em dose única nos bebês que completarem 15 meses de vida. A diferença é que, quando a criança completava um ano de idade, ela tomava a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Depois, com 15 meses, a mãe precisava trazer novamente seu filho para receber o reforço dessa vacina. As crianças que voltarem para o reforço já vão receber a tetraviral”, explica Valter.

O período de incubação, lembra Valter, varia de duas a três semanas, com média de 14 a 16 dias.

“A catapora é uma doença da infância. Mesmo quem toma a vacina pode ter a doença, porém, de forma mais branda. Mas a varicela também pode ter evolução ruim, provocando infecções secundárias e levar até a morte. Portanto, é fundamental que os pais fiquem atentos para o esquema vacinal de seus filhos e, em caso de dúvida, procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para esclarecimentos”, alerta o coordenador.

A doença

A varicela é uma infecção viral contagiosa causada por um vírus. Entre os sintomas estão a lesão na
pele, coceira e febre. O contágio pode acontecer por meio da respiração, saliva expelida na tosse, espirro ou contato com o líquido de feridas abertas.

Principais cuidados

- Afastar as crianças com varicela da creche ou escola até o 7º dia após o aparecimento das lesões ou até que todas as lesões tenham evoluído para crostas;

- Manter cuidados adequados de higiene;

- Manter as unhas das mãos das crianças doentes bem aparadas, para evitar lesões que propiciam infecção por bactérias;

- Não dar aspirina para crianças com varicela, pois esta pode causar uma complicação grave chamada Síndrome de Reye, caracterizada por quadro Neurológico e alterações no fígado;

- Procurar um serviço de saúde para avaliação e orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares