terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dilma Rousseff diz a Helil Cardozo que visitará o município em breve

Presidenta anunciou a Linha 3 do Metrô para a Região Metropolitana

Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o prefeito de itaboraí, Helil Cardozo, participou, na manhã de  quarta-feira (11), em São Gonçalo, do anúncio do contrato de financiamento para a implantação da Linha 3 do metrô da Região Metropolitana; Na ocasião, Helil ouviu da presidenta a promessa de que, em breve, ela visitará Itaboraí, onde é construído o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

O investimento na Linha 3 do Metrô será de R$ 2,57 bilhões para a construção de um monotrilho, que vai ligar as cidades de Niterói e São Gonçalo, com extensão até Itaboraí. O governo Federal deverá arcar com dois terços desse total, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC da Mobilidade), enquanto o Estado complementará o restante. As obras estão previstas para começar em 2014 e devem durar três anos.

Falando diretamente ao prefeito Helil Cardozo, Dilma prometeu que, em breve, irá visitar Itaboraí com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, para ver de perto as obras do Comperj. Dilma também destacou que esta era a primeira vez que, como presidenta, visitava São Gonçalo, no mês de aniversário da cidade.

“Quando a gente visita uma cidade às vésperas do aniversário, a gente tem que trazer um presente para população. E o meu é a construção do monotrilho, que vai ligar Niterói a São Gonçalo, e numa segunda fase chegar ao Comperj, que será o centro significativo de oferta de emprego para toda essa região, quando o empreendimento ficar pronto. Daí a importância dessa ampliação até Itaboraí”, afirmou Dilma.

Para Helil, que foi ao evento acompanhado de seu secretário de Transporte, Claudio Ivanoff, é muito importante para o povo de Itaboraí e de todo Leste Fluminense que essa ligação intermunicipal siga o traçado completo, que prevê estações nos distritos de  Itambi e Visconde de Itaboraí.

“Tivemos a palavra da presidenta e do governador Sérgio Cabral de que nosso município será contemplado na segunda fase, com a extensão do monotrilho até o Comperj, em parceria com a Petrobras", frisou o prefeito. "Como presidente do Conleste, vejo este anúncio como uma avanço, um grande passo alcançado para todos os 15 municípios que fazem parte do nosso consórcio, que inclui São Gonçalo e Niterói. É um dia histórico para todos, que lutam pela melhoria nos transportes e mobilidade urbana”.

A linha 3 do metrô, que tem o traçado na cor azul, ainda está em fase de projeto. O traçado prevê 14 estações, da Praça Araribóia, em Niterói, a Guaxindiba, em São Gonçalo, numa extensão de 22 quilômetros. A previsão é de 1,7 milhão de pessoas sejam beneficiadas.

“A maior cidade do Brasil não tem proporcionalmente essa quantidade de quilômetros em relação à população. É um número significativo de pessoas para iniciar uma linha 3 do sistema metropolitano. Essa região vai estar no nível das maiores metrópoles do mundo. Temos que permitir que as pessoas tenham acesso ao transporte de qualidade, como é o monotrilho”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares