quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aulas de balé atraem mais de 200 estudantes da rede pública


Mais de 200 estudantes de 4 a 15 anos da rede municipal de ensino de Itaboraí se dedicam à prática do balé clássico, em aulas oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec), por meio da Subsecretaria de Educação Integral e Projetos Estratégicos. O projeto complementa as atividades diárias em sala de aula e, segundo a coordenadora de balé da Semec, Valessa Menezes, contribui na melhora da vida pessoal e ajuda a proporcionar um bom relacionamento entre os alunos, dentro e fora da escola.

“Além de ensinarmos as técnicas do balé, também trabalhamos o lado pedagógico da dança, desenvolvido de acordo com o planejamento escolar”, destacou Valessa.

Atualmente, o projeto de balé atende a  210 alunos de Itaboraí, divididos em três polos: Reta (Creche Escola Municipal Francisca Mendes da Silva), Manilha (Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva) e Nancilândia (Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu). AS aulas ocorrem dus vezes por semana, e têm duração de uma hora e meia cada.

Formada em balé clássico, a professora do polo de Manilha, Artemis Rocha, 18 anos, é só elogios aos seus aproximadamente 100 alunos, divididos em quatro turmas - duas pela manhã e duas à tarde.

“Focamos principalmente na socialização deles, tanto aqui dentro, como na escola e em casa, e procuramoos não trabalhar apenas com o balé. Abordamos a dança como um todo, dependendo do tipo de apresentação”, esclarece Artemis.

Desafiando um possível preconceito, o aluno do 6° do ensino fundamental Marvin Macedo, 12 anos, é o único menino inscrito no programa. E se diz encantado com a dança e com o modo como as aulas são conduzidas.

“Sei que existe preconceito, mas não ligo para isso. O importante é fazer o que se gosta, e o balé é muito maneiro”, diz o garoto.

Quem também se mostra empolgada com a experiência é a menina Luana Soares Franco, de 13 anos, principalmente depois de sua primeira apresentação fora da escola, durante o 11º Simpósio de Educação, no início de agosto.

“Sempre gostei de balé, mas nunca tinha tido a oportunidade de dançar. Aqui, fiz muitas amizades. Participar de apresentações grandiosas, como o simpósio deste ano, é maravilhoso”, diz a menina.

Todos os estudantes dos polos de balé de Itaboraí recebem equipamento completo para a prática da dança -  colan, meia-calça, sapatilha, saia e rede de cabelo – como também um kit especial de maquiagem para ser utilizado nos dias de apresentações. Ainda este mês, a Prefeitura vai inaugurar mais um espaço para as aulas de balé, desta vez, no Centro, onde funcionará o Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (Eadi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares