sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Itaboraí faz palestra sobre o mercado do petróleo para alunos da rede municipal


Estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal Antônio Alves Viana, no Apolo II, em Itaboraí, tiveram uma tarde diferente na última sexta-feira. Eles assistiram a uma palestra sobre o petróleo e seus derivados, incluindo as oportunidades de emprego que o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) traz para a cidade. O responsável pela aula foi o secretário de Industria Comércio e Turismo de Itaboraí realizou, Luiz Fernando Guimarães, acompanhado de seu subsecretário, Ari Leite.

A atividade foi resultado de uma solicitação da direção da escola aos próprios gestores públicos. Os professores da instituição lembram que grande parte dos alunos tem pais ou parentes que trabalham na construção do Comperj, o que também gera muita curiosidade entre os alunos.

A palestra contou com a exibição de um vídeo sobre a principal teoria que explica o aparecimento do petróleo no mundo, além das ações possíveis e necessárias para a preservação desse bem esgotável. Foram apresentados também quadros com as principais profissões que já são e serão exigidas pelo Comperj.

“Fazendo uma análise de todo o quadro do Comperj, acredito que as profissões mais promissoras serão as que envolvem as questões ambientais. Viveremos, em breve, a escassez de recursos naturais, e esses profissionais serão mais que necessários para a nossa sobrevivência inclusive”, afirmou Luiz Fernando.

O secretário ressaltou, ainda, a importância do estudo formal, já que os profissionais da futura refinaria serão, em sua maioria, funcionários concursados.

Aluno do 9º ano, Vitor Hugo Teixeira aprovou o encontro e demonstrou ainda mais interesse pelo Comperj.

“Meu tio trabalha lá, e eu quero me formar em engenharia mecânica para trabalhar lá também. Por isso, queria muito assistir essa palestra hoje e saber um pouco mais sobre essa área”, disse o estudante.

Ao final do encontro, os alunos aproveitaram para questionar sobre os impactos ambientais da construção e funcionamento da refinaria, e também a respeito das questões econômicas que envolvem o mercado de petróleo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares