quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Itaboraí sedia 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente das Agendas 21 locais no Estado


O prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), Helil Cardozo, participou da abertura da 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente das Agendas 21 locais no Estado do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no clube Vera Gol, em Outeiro das Pedras, Itaboraí.

Para o evento foram convidados representantes de todas as 25 “Agendas 21” em atividade no estado, com o intuito de traçar propostas que visem o desenvolvimento sustentável das cidades. As propostas escolhidas por meio de votação serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá no mês de outubro, com o tema sobre Resíduos Sólidos.

“Sinto-me satisfeito em receber esta conferência de grande importância em nossa cidade. A Agenda 21 deve funcionar com uma espécie de bússola para os governantes, e na nossa gestão ela é levada a sério, uma forma de ouvir a sociedade em busca de crescermos de maneira sustentável”, enfatizou Helil Cardozo, ressaltando que é preciso colocar em prática as propostas da Agenda 21.

Helil ressaltou que, para que os municípios da região possam efetivamente adotar as propostas da Agenda 21, é fundamental uma participação mais efetiva da Petrobras, responsável pela construção, em Itaboraí, do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), maior empreendimento da história da empresa.

Na conferência, com aproximadamente 100 pessoas credenciadas, foram debatidos os quatro eixos temáticos para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído pela Lei Federal 12.305/2010, sendo eles: Produção e consumo sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de trabalho, emprego e renda; e Educação ambiental.

Segundo a coordenadora da Agenda 21 de Itaboraí, Miriam Fernandes de Jesus, a conferência é uma chance dos cidadãos se engajarem no processo de uma democracia participativa.

“Assim, poderemos contribuir com ideias, planos e sugestões para a construção de uma sociedade sustentável em nosso país”, comentou Miriam.

O ex-presidente do Conleste Carlos Pereira também participou do evento, e parabenizou o prefeito Helil Cardozo por suas ações a frente do Cosórcio.

“Helil está de parabéns por dar continuidade aos projetos em benefício da população dos 15 municípios que integram o Conleste”, disse Carlos Pereira.

Para a gerente de Relacionamento Corporativo da Comunicação Institucional da Petrobras, Carmem Andrea Vianna, esta conferência é um marco na sociedade.

“Desde 2007, quando foi criada pela Petrobras a Agenda 21 Comperj, as Agendas 21 locais vêm desenvolvendo e cumprindo seu papel perante a sociedade. Que este dia seja produtivo e que novas propostas em relação aos resíduos sólidos e meio ambiente sejam apresentadas, disse Carmem, no início do evento.

Diversos secretários municipais de Itaboraí compareceram ao evento, além de  vereadores e representantes da sociedade civil e do Poder Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares