quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Itaboraí realiza 1ª Maratona Multicultural – A vez da escola


A secretaria municipal de Educação e Cultura de Itaboraí promove, nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/09), a “1ª Maratona Multicultural – A vez da Escola”. A ação, gratuita, ocorre das 8h às 17h na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O projeto é o primeiro movimento de cultura das escolas municipais, e apresenta uma mostra do trabalho pedagógico desenvolvido pelas 86 unidades escolares do município.
Segundo a subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, Clemária Ramos, a ideia é promover uma grande integração entre as escolas e mostrar os trabalhos realizados pelos alunos.

“A maratona multicultural não tem cunho competitivo. Será uma troca de saberes e cultura, onde o aluno é o protagonista da festa”, diz Clemária.

Cada unidade escolar recebeu um edital de publicação contendo todas as informações referentes ao evento e prazo de inscrições - 15 de julho a 16 de agosto. Era necessária a inscrição de pelo menos uma, e no máximo cinco atividades por escola, envolvendo os segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A programação acontecerá simultaneamente em 12 pontos da Praça, onde acontecerão as atividades inscritas pelas escolas. Entre os espaços estarão o dos Jogos Pedagógicos (Xeque Mate), das Artes (Artemanhas), das Ciências (Eureka), dos Esportes (Esporte e Ação), Teatral (Aplausos), de Música e Dança (Cante e Balance), das Tecnologias (Mundo Digital), das Culturas Negras e Indígenas, das Artes Circenses (Respeitável Público), Recreação, Leitura e Contação de Histórias, e Planetário Móvel.

O evento contará ainda com apresentações do Quilombo de Bongaba, de Piabetá, que fará exposição de bonecas farinheiras, desfile de moda Afro e comidas típicas; e do grupo Muka Mukau Tamoio, do Museu do Índio do Rio de Janeiro, com oficinas de pintura corporal, história da cultura indígena, exposição de utensílios indígenas, bijuteria e adereços. Além do festival de bandas das escolas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta a página do Viva Itaboraí no Facebook http://www.facebook.com/VivaItaborai

Postagens populares